Cataratas do Iguaçu receberá investimentos de R$ 600 milhões para a criação de novas atrações, como tirolesa, trilhas suspensas e trenós. Entre as principais novidades para 2026 está a revitalização da Trilha das Cataratas, que contará com mirantes ampliados e vista direta para a Garganta do Diabo. O plano de modernização, que inclui a reforma do restaurante Porto Canoas, será concluído gradativamente até 2030.
O Parque Nacional do Iguaçu anunciou muitas novidades para o público que for visitar as Cataratas nos próximos anos. Serão investidos mais de R$ 600 milhões em novos projetos e obras, que prometem enriquecer a experiência dos turistas na região.
Além de novas atrações, o plano inclui ainda melhorias em áreas já conhecidas do público e a revitalização de outros espaços já existentes. As mudanças vão ocorrer gradativamente até o ano de 2030, quando terá por fim a sua conclusão.
Nova trilha e tirolesa
Entre as novidades nas Cataratas do Iguaçu para 2026 está o projeto Circuito de Aventuras, que irá contar com trilhas suspensas, trenós, tirolesas e uma torre de observação às margens do Rio Iguaçu. Além disso, haverá também a Trilha das Cataratas, um projeto que promete encantar a todos os visitantes do parque.
A Trilha das Cataratas terá novos mirantes, passagens de pessoas ampliadas e, com algumas mudanças, uma vista direta para a Garganta do Diabo, que fica no lado argentino do parque. O caminho é o principal trecho para observação das cataratas, onde é possível ouvi-las bem de perto, além de sair de lá bem molhado devido à sua força.
Porto Canoas também ganhará reforma
Outra novidade, mas que só deve sair do papel em 2027, é que o Restaurante Porto Canoas passará por uma reformulação, com ampliação da área e vista panorâmica do Rio Iguaçu, e um novo projeto arquitetônico. Tudo isso para, segundo os administradores, para deixar o espaço ainda mais integrado à natureza.
Em 2028, o parque terá um novo Centro de Visitantes e uma nova Sede Administrativa, enquanto em 2029 está prevista a inauguração de uma “Nova Trilha das Cataratas”. A Urbia+Cataratas, responsável pelo local, ainda não divulgou com detalhes todos os projetos.
Investimentos começaram em 2022
Já tem alguns anos que o Parque Nacional do Iguaçu vem se modernizando e reestruturando – até para manter o alto número de visitantes que vão ao destino todos os anos.
O investimento em infraestrutura e novidades começaram em 2022, quando a Urbia assumiu a concessão do parque, com atrações como a Ciclovia das Cataratas, com 11,6 quilômetros de chão pavimentado para os visitantes pedalarem em meio à Mata Atlântica, além do Espaço Usina, uma estrutura revitalizada da Usina São João que hoje conta com mirante para cascata natural e uma área gastronômica.
O parque também passou a contar com dois novos restaurantes, o Cocar, logo na entrada, e o Canoas Mirim, sem contar os novos roteiros de visitação como o Amanhecer nas Cataratas, Pôr do Sol e Anoitecer para visitante nenhum botar defeito.
Para Saber Mais
Para conferir outros destinos que publicamos no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





