Não é de hoje que carregadores portáteis são pauta de precaução a bordo. Na tarde desta quinta-feira (29), um carregador pegou fogo em um voo da LATAM, que precisou realizar um pouso de emergência em Ribeirão Preto. O incidente ocorreu no voo LA3581, que partiu do Aeroporto de Congonhas com destino a Brasília.
A ocorrência serve como alerta para os riscos associados a objetos de uso cotidiano. Além do mais, esse desvio preventivo intensifica a ideia de que a segurança aérea depende não apenas dos protocolos técnicos das companhias, mas também e, principalmente, da atenção e do cuidado dos passageiros com seus dispositivos eletrônicos.
Ação rápida evitou agravamento do incidente
Com o carregador que pegou fogo no voo da LATAM ligando o alerta dos comissários, a atuação rápida da tripulação foi decisiva para evitar algo mais grave. Assim que o incêndio foi identificado na cabine, os protocolos de segurança foram acionados para conter a situação.
Diante da presença de fumaça, o comandante optou pelo pouso alternado em Ribeirão Preto, uma vez que esse tipo de situação é sempre tratado como prioridade máxima na aviação. Finalmente, já em solo, equipes de bombeiros e atendimento já estavam aguardando no local para garantir que ninguém se ferisse ou, se necessário, prestasse os primeiros socorros.
Um alerta sobre dispositivos eletrônicos
Como supracitado, esse não é um caso isolado e fomenta a ideia do por que baterias não podem ser despachadas no porão das aeronaves. Estando na cabine, o fogo pode ser rapidamente identificado e controlado, mitigando situações ainda mais preocupantes. O superaquecimento de dispositivos eletrônicos ocorre de forma rápida e, às vezes, sem os cuidados necessários, podem resultar em danos catastróficos.
Para dimensionar a frequência desse tipo de ocorrência, algumas companhias aéreas já adotaram medidas mais restritivas. A Emirates, por exemplo, passou a proibir o uso de power banks a bordo após uma revisão interna de segurança. A companhia apontou o aumento no uso de dispositivos eletrônicos pelos passageiros e, como consequência, o crescimento de incidentes envolvendo baterias de lítio no setor aéreo.
🔗 Leia mais: Emirates proíbe uso de power banks a bordo
Em conclusão, a LATAM se pronunciou sobre o episódio e demonstrou a importância do treinamento da tripulação para a segurança do voo.
A LATAM Airlines Brasil informa que o voo LA3581 (São Paulo/Congonhas–Brasília), de quinta-feira (29/01), foi alternado e aterrissou em total segurança no Aeroporto de Ribeirão Preto, devido a um incidente envolvendo um carregador portátil de um passageiro durante o voo. Após tomadas as medidas necessárias, o voo seguiu viagem para Brasília às 18h30. A LATAM reforça que todos os seus tripulantes são treinados para lidar com esse tipo de ocorrência e que adota todas as medidas técnicas e operacionais necessárias para garantir a segurança de seus passageiros e funcionários.
Para Saber Mais
Para ler outros notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





