A campanha “Visite a América do Sul” promove o turismo integrado entre seis países do continente, destacando cinco rotas temáticas que exploram paisagens deslumbrantes e patrimônios culturais, como o Caminho dos Jesuítas e a Rota da Selva e Pantanal. Com o lema “Um lugar, muitos mundos”, a iniciativa convida viajantes a vivenciarem experiências únicas que combinam história, biodiversidade e aventura em um dos destinos mais diversos do planeta.
A Campanha – Visite a América do Sul
Os países da América do Sul, conhecida pela imensidão do seu território, reuniram-se para promover o turismo de forma integrada no continente. Com o leva “um lugar, muitos mundos”, a promoção destaca as variadas paisagens, que contemplam desde as florestas, montanhas, o extenso litoral até os rios que perpassam os diferentes países. No site da campanha, encontra-se a seguinte chamada:
“Bem-vindo à América do Sul. Um mosaico de paisagens que vão desde selvas profundas a picos nevados, costas sedutoras e rios caudalosos. Cada destino revela um novo mundo neste continente de contrastes e belezas”.
A campanha que reúne Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Bolívia e Chile propõe 5 rotas integradas entre os países. Conheça um pouco mais sobre elas a seguir.
Caminho dos Jesuítas
Esta é uma rota patrimonial que percorre os legados jesuítas na Argentina, Bolívia, Brasil, Paraguai e Uruguai. Este caminho oferece uma experiência única aos viajantes, ao percorrer o legado histórico da cultura jesuíta-guarani, do século XVII ao XVIII. Neste percurso os viajantes têm a oportunidade de conhecer os sítios arquitetônicos declarados
Patrimônio Mundial pela UNESCO. Além disso, eles podem explorar o Bloco Jesuíta e Estâncias em Córdoba, na Argentina, as missões jesuítas do Paraguai. O passeio é um verdadeiro mergulho na riqueza cultural e espiritual que caracterizou a presença jesuíta na América. Ainda, além da experiência histórica e cultural, o percurso inclui paisagens naturais belíssimas, ilustrando a variedade de destinos presente na América do Sul.
Rota da Patagônia
Esta é uma experiência de aventura que passa pela Argentina e pelo Chile. O destaque da Rota da Patagônia são as paisagens belíssimas desenhadas pela cordilheira até chegar aos glaciares, no extremo sul. Assim, é possível ao viajante apreciar as belezas da região da Terra do Fogo na Argentina, os esportes de inverno em Neuquén, o trekking nas geleiras de Santa Cruz e percorrer a Rota dos Sete Lagos na Patagônia Argentina.
Já no lado chileno, o viajante tem a oportunidade de conhecer a região de Los Lagos, Aysén e Magalhães. Além disso, a região é conhecida pela Rota 40, um percurso que promete encantar com suas paisagens e ser inesquecível em qualquer época do ano.
Rota da Selva e Pantanal
Esta rota é conhecida por formar um corredor ecológico que liga Argentina, Brasil e Paraguai por meio de maravilhosas paisagens e sua rica biodiversidade. Na região de Iberá, Corrientes (Argentina), o viajante pode encontrar lagoas e estuários com sua fauna nativa. Já na fronteira entre Brasil e Paraguai, as Cataratas do Iguaçu, exibem seu esplendor com 275 cachoeiras.
Ainda, Bañado La Estrella, em Formosa, eleita uma das maravilhas naturais da Argentina e as Cataratas de Moconá oferecem uma experiência natural encantadora. No Brasil, o Pantanal e Bonito, em Mato Grosso do Sul, apresentam um espetáculo de vida silvestre e diversos passeios que prometem agradar aos turistas aventureiros.
Rota do Vinho
A Rota do Vinho perpassa tradições centenárias entre Argentina, Chile, Uruguai, Brasil, Bolívia e Paraguai. O destaque principal vai para Mendoza, na Argentina, conhecida por grandes nomes do enoturismo como Bodega Catena Zapata e Bodega Rutini.
Nesta região, o Malbec ganha destaque entre os Andes. Porém, os países vizinhos não deixam a desejar no quesito vinhos, pois cada região especializou-se em uma uva distinta. No Chile, os vales de Casablanca, Maipo e Colchagua produzem Cabernet Sauvignon e Carménère.
Já o Uruguai surpreende com seu Tannat de vinícolas familiares ao longo do litoral, de Colônia até Rocha. Ainda, no Brasil, a Serra Gaúcha destaca-se com a produção de espumantes e vinhos tintos. A grande altitude na Bolívia surpreende com seus vinhedos em Tarija, os mais altos do mundo. E, embora com menos tradição, o Paraguai desenvolve uma indústria incipiente em Itapúa. Influenciados pela geografia e pelo clima, os vinhos de cada país possuem características únicas, criando uma diversidade incomparável no continente.
Rota Puna
Esta rota é para que os viajantes possam mergulhar nas culturas andinas nas alturas do Altiplano. Na Puna Argentina você pode passear pelos desertos coloridos e o fantástico Trem das Nuvens, uma ramificação ferroviária sobre a Cordilheira dos Andes.
Além disso, o viajante irá se encantar com as paisagens do Salar de Uyuni, na Bolívia, que é o maior salar do mundo, podendo explorar, ainda, a vida selvagem na Reserva Nacional de Fauna Andina Eduardo Avaroa. Este é um percurso que promete paisagens imponentes que vão desde salinas até lagoas de grande altitude, passando por comunidades tradicionais que vivem perto de antigos vulcões.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.