A British Airways anunciou mudanças no seu programa de fidelidade, substituindo o acúmulo de Tier Points pela distância percorrida para um modelo baseado em gastos elegíveis, priorizando clientes corporativos e de alto consumo. A alteração, que também redefine os limites para alcançar os níveis de status, gerou críticas por ignorar a lealdade dos clientes regulares e pelo timing desfavorável do anúncio.
The British Airways Club
A principal mudança no programa de fidelidade da British Airways está na forma de acumular Tier Points, que agora será baseada nos gastos elegíveis com a companhia, e não mais na distância percorrida. Essa alteração, segundo a empresa, promete tornar o programa mais justo para os clientes que investem mais nos serviços da British Airways, independentemente da duração dos voos.
Acúmulo de Tier Points – Funcionamento
A partir de 1º de abril de 2025, os Tier Points serão calculados com base no valor gasto, com 1 Tier Point para cada £1 gasto em:
- Voos elegíveis: O acúmulo será baseado no preço do bilhete, e não mais na distância percorrida.
- Pacotes de férias da British Airways: Pontos de Nível poderão ser acumulados sobre o valor total do pacote adquirido.
- American Express: Clientes American Express® Premium Plus poderão ganhar até 2.500 Pontos de Nível por meio de gastos no cartão – mais detalhes serão anunciados próximo ao lançamento do programa.
- Extras como bagagens e assentos: Pagamentos por malas adicionais ou assentos preferenciais também contribuirão para o ganho de Pontos de Nível.
-
Contribuições para SAF: Os clientes que contribuírem para o Combustível de Aviação Sustentável (SAF) acumularão Pontos de Nível e Avios.
Reservas anteriores a abril de 2025: Quem já tiver reservas feitas para datas após o lançamento do novo programa ganhará Pontos de Nível proporcionalmente ao método antigo.
Novos Limites
Com a nova estrutura de acúmulo, os limites para alcançar os diferentes níveis de fidelidade serão atualizados:
- Blue: nenhum Tier Point necessário;
- Bronze: 3.500 Tier Points;
- Silver: 7.500 Tier Points;
- Gold: 20.000 Tier Points.
Além disso, a British Airways planeja introduzir patamares adicionais entre os níveis, oferecendo recompensas intermediárias para quem atingir certos marcos.
Novo Nome
Além das mudanças no acúmulo de pontos, a British anunciou que estão simplificando o nome “para refletir a variedade de motivos pelos quais as pessoas viajam hoje”. Além disso, introduziram um novo logotipo para o Clube inspirado nas rotas de voo do Great Circle (curvas, não retas), formado por todos os voos que seus clientes realizam.
Confira o vídeo de divulgação do novo programa
Impacto para os Passageiros
As mudanças no programa de fidelidade refletem um esforço da British Airways em valorizar os clientes que gastam mais dinheiro com a companhia, seja em voos ou serviços adicionais. Apesar disso, nenhuma alteração nos resgates com Avios foi anunciada até o momento.
Tome Nota
A British Airways tem sido fortemente critica pela mudança no seu programa de fidelidade. O primeiro ponto de desconforto foi o período escolhido para a mudança, que foi anunciado na semana entre o Natal e o Ano Novo. Os clientes do programa argumentam que a empresa escolheu essa data por ser um período onde muitos jornalistas e portais de fidelização estariam de férias e, com isso, o impacto seria menos comentado.
As mudanças, como dito acima, irão privilegiar os clientes que gastam grandes quantias com a empresa. Mais precisamente, clientes corporativos que viajam a trabalho e, portanto, têm seus bilhetes pagos por seus empregadores. A empresa busca reconhecer a lealdade justamente daqueles que não tem opção com quem viajar.
Os clientes alegam que, sua lealdade de anos para com a empresa foi totalmente ignorada. No novo modelo, associado do novo clube deverá gastar £20 mil (R$ 151 mil) por ano para atingir ou manter o status Gold. Esse valor exclui taxas aeroportuárias. Ou seja, o gasto real fica em torno de £23 mil por ano. Em suma, um cliente que hoje tem o status Gold conseguirá, na melhor das hipóteses, atingir Silver no novo modelo.
Outro ponto de indignação dos membros do programa foi o tom do anúncio. A emrpesa, primeiro disse que foram os próprios associados que pediram as mudanças e, segundo, que as mesmas são positivas. Dois pontos questionáveis.
Com informações de British Airways.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.