Hoje é um dia triste para os amantes da aviação! Como eu já havia comentado em julho, a British Airways decidiu acelerar a aposentadoria de todos os seus B747-400. Enfim, esse dia chegou e hoje a BA, que um dia foi a maior operadora dos B474-400 no mundo, se despediu para sempre da Queen of Skyes.
Em uma transmissão ao vivo, que teve início precisamente às 7:47h (3:47 hora de Brasília), em seu canal de Youtube e no Facebook, a British Airways mostrou a última decolagem de um B747-400 em suas cores a partir do Aeroporto de Heathrow, em Londres.
Aposentadoria do B747-400
Com a introdução do B787 e A350, aeronaves mais modernas e eficientes no que diz respeito ao consumo de combustível, os dias do B747-400 já estavam contados. A British Airways tinha planos de aposentar todos os Jumbos no mais tardar até 2024.
Porém, a pandemia da covid-19 e o caos que se tornou a aviação aceleraram esse processo e hoje o B747 já faz parte do passado da British Airways. Aliás, a KLM tomou a mesma atitude com os seus últimos B747.
A lista de empresas que ainda operavam o modelo ficou ainda menor. Na Europa, por exemplo, apenas a Lufthansa continua operando a versão mais moderna do Jumbo, B747-8i (que realiza voos diários entre Frankfurt e São Paulo).
O B747 e o A380 são os dois modelos de aeronaves que mais estão sofrendo baixas devido à pandemia da covid-19. Isso se deve ao fato de serem aviões de 4 motores e pouco eficientes no que diz respeito ao consumo de combustível, dentre outros motivos.
Algumas Palavras
Assim como o MD-11 (mostrando a minha idade agora), o B747-400 vai deixar saudades de um passado, não muito distante, onde voar era bem simples.
Me perdoem pela qualidade das imagens, pois são prints que eu fiz durante a transmissão ao vivo na página do Facebook da British Airways. Obviamente, no melhor estilo londrino, o tempo estava péssimo e não contribuiu nem um pouco.
#emprimeiramãonopontoseviagens 😉