O Airbnb divulgou recentemente alguns dados e informações que demonstram que os brasileiros estão viajando mais e para cidades também mais próximas de suas origens. De acordo com a plataforma, em 2023, foram mais de 2.330 cidades visitadas, tornando o ano com a maior distribuição de turismo no Brasil.
Desde o início da pandemia, quase 600 cidades pelo país receberam a sua primeira reserva na plataforma, sendo 165 delas no ano passado e 80% em centros não urbanos.
Aqui você encontra:
Viagens Domésticas e Destinos Próximos
Seja pelo preço das passagens áreas ou até mesmo pela intenção de fazer viagens mais curtas para um merecido descanso, o brasileiro tem se refugiado em destinos cada vez mais próximos.
Segundo o Airbnb, por exemplo:
- Hóspedes de Belo Horizonte, viajaram mais para Cabo Frio (RJ), Guarapari (ES) e Arraial do Cabo (RJ)
- Os de Florianópolis preferiram mais Gramado (RS), São José (SC) e Imbituba (SC)
- Já entre os hóspedes da cidade do Rio de Janeiro, Cabo Frio (RJ), Arraial do Cabo (RJ) e Angra dos Reis (RJ) são destaques
- Para os hóspedes de Salvador, destinos como Camaçari (BA), Mata de São João (BA) e Cairu (BA) são alguns dos destinos preferidos
- Para os hóspedes da cidade de São Paulo, alguns dos destaques são Bertioga (SP), Santos (SP) e Ilhabela (SP)
Sul e Sudeste Lideram em Viagens Internacionais
De acordo com o levantamento feito pela plataforma, os brasileiros que residem nas regiões do Sul e do Sudeste do Brasil realizaram mais seus sonhos em viagens internacionais.
As cidades brasileiras que tiveram maior proporção de hóspedes no exterior em 2023 foram: Foz do Iguaçu (PR), São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Pelotas (RS) e Niterói (RJ).
Preços mais Competitivos?
Um dos fatores que também podem explicar esse movimento é o preço, que muitas vezes é financeiramente mais acessível aos viajantes. A média de um anúncio na plataforma em dezembro do ano passado foi de aproximadamente R$ 549 enquanto a dos hotéis ficou em R$ 743.
Além disso, com as viagens pelo interior sendo cada vez mais crescentes, há a possibilidade de inexistência de uma boa rede hoteleira – o que beneficia o aluguel de apartamentos para hospedagem.
No Brasil, alguns dos destinos mais reservados e acessíveis em 2023 incluem Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG), João Pessoa (PB), Cabo Frio (RJ) e Santos (SP).
E você, usou algum Airbnb em 2023?
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.