Taxa de ocupação de resorts no Brasil cresceu 10% no segundo trimestre do ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. O país conta com 135 estabelecimentos do tipo – e deve ganhar mais duas dezenas deles, pelo menos, até 2029.
Os resorts definitivamente entraram na lista de quem prefere viajar em busca de dias tranquilos, em que você não precisa se preocupar com roteiros ou grandes deslocamentos.
Hoje, o Brasil conta com 135 resorts, que somam mais de 32 mil quartos. A região Nordeste concentra 52,5% deles. A Sudeste, 24,5%. Nos próximos anos, pelos menos mais duas dezenas de estabelecimentos desse tipo devem ser inaugurados.
Existem 21 projetos de futuros resorts no país, que devem somar 6.719 novos quartos, segundo o Radar Resorts Brasil, elaborado pela associação Resorts Brasil (Associação Brasileira de Resorts), em parceria com a Jones Lang LaSalle (JLL), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e a Smith Travel Research (STR).
A previsão de abertura varia de acordo com o projeto – quatro deles devem entrar em funcionamento ainda em 2025. Os demais, até 2029.
Segundo o levantamento:
- 16 novos resorts serão em praias do Nordeste (4.798 quartos)
- Dois ficarão na região Sudeste (1.242 quartos)
- Três vão funcionar no interior da região Sul (679 quartos)
Do total, seis em cada dez estão localizados em destinos com sol e praia. O restante, no interior.
Segundo o levantamento Radar Resorts Brasil, são considerados resorts os hotéis de praia ou de campo que compreendem amplas instalações de lazer. A associação afirma que não participaram do estudo os empreendimentos que se autoclassificam como resorts, mas apresentam estruturas “não usuais” como navios.
Ocupação em Alta e Crescimento do Setor
O relatório divulgado pela Resorts Brasil indica crescimento do setor neste ano. A taxa de ocupação dos resorts no Brasil ficou em 59% no segundo trimestre de 2025 – o que representa uma variação positiva de 10% na comparação com o mesmo período do ano anterior.
O destaque ficou por conta dos resorts de praia, que alcançaram ocupação média de 65% no período. Apenas em junho, a variação foi de 22% na comparação com o mesmo mês de 2024.
Na avaliação do Ministério do Turismo, “esse movimento reforça a preferência dos turistas por destinos ao ar livre, em contato com a natureza e uma busca por experiências de lazer e descanso em locais paradisíacos”.
Os resorts de interior registraram taxa de ocupação de 53% (alta de 7%). Diferentemente do observado nos estabelecimentos de praia, houve uma pequena queda de 5% na ocupação em junho.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





