Rússia propõe retomada de voos diretos com o Brasil e diz estar pronta para criar condições favoráveis às companhias aéreas interessadas em operar “a qualquer momento”.
A Rússia formalizou ao Brasil a proposta de retomada de voos diretos entre os dois países e afirmou estar pronta para criar condições favoráveis às companhias aéreas brasileiras interessadas em operar a rota. A declaração foi feita nesta quinta-feira (05) pelo ministro dos Transportes da Rússia, Andrei Nikitin, durante a 8ª Reunião da Comissão Brasil–Rússia de Alto Nível de Cooperação (CAN), realizada em Brasília.
Segundo Nikitin, Moscou está preparada para viabilizar os voos imediatamente, e a decisão agora depende do lado brasileiro.
“Certamente propomos que o Brasil abra voos diretos. Estamos prontos para criar as condições mais confortáveis para as companhias aéreas brasileiras na Rússia”, afirmou o ministro, em declarações reproduzidas pela agência russa TASS.
Preocupação com sanções ainda pesa no lado brasileiro
De acordo com o ministro russo, o principal fator que ainda gera cautela por parte do Brasil é o risco relacionado a sanções internacionais. Ainda assim, Nikitin destacou que o fluxo de passageiros entre os dois países já existe, mesmo sem voos diretos.
“Eles estão, obviamente, preocupados com o risco de sanções, mas um número considerável de pessoas da Rússia voa para o Brasil, e brasileiros voam para a Rússia. Espero sinceramente que possamos avançar nessa direção”, disse.
Aumento do turismo russo reacende debate
A possibilidade de retomada das ligações aéreas diretas também vem sendo impulsionada pelo crescimento recente do número de turistas russos em destinos brasileiros. Segundo informações divulgadas pela agência Prensa Latina, diplomatas avaliam que o cenário atual é diferente daquele que levou à suspensão das rotas no passado.
O embaixador do Brasil na Rússia, Sérgio Rodrigues, afirmou que o aumento do interesse de turistas russos pelo Brasil pode alterar a viabilidade econômica da operação.
“Talvez agora, com o número crescente de turistas russos chegando ao Brasil, a situação mude”, avaliou.
Histórico de voos diretos entre Brasil e Rússia
Os voos diretos entre o Brasil e a Rússia já existiram em diferentes momentos, mas foram descontinuadas principalmente por baixa demanda.
Entre 1993 e 2000, a Aeroflot operou voos diretos entre Moscou e o Rio de Janeiro. A rota tinha frequência semanal e incluía uma escala em Salvador, devido às limitações de alcance das aeronaves utilizadas à época. Segundo o embaixador brasileiro, a operação sofreu interrupções ao longo dos anos e foi definitivamente encerrada em 2000 por falta de passageiros.
Uma nova tentativa ocorreu em 2011, quando a companhia russa Transaero passou a operar voos diretos entre Moscou e o Rio de Janeiro. No entanto, a rota durou cerca de três meses e também foi suspensa pelo mesmo motivo: demanda insuficiente.
Avaliação econômica será decisiva
Apesar do interesse manifestado pelo governo russo e do aumento do fluxo turístico, a retomada dos voos diretos entre Brasil e Rússia dependerá de uma análise consistente da demanda e da sustentabilidade econômica das rotas. O tema ganha relevância em um cenário internacional mais complexo, no qual fatores geopolíticos e operacionais seguem influenciando decisões estratégicas das companhias aéreas.
Para o mercado brasileiro, a abertura de um voo direto para Moscou criaria uma nova opção de acesso ao Leste Europeu e à Eurásia, reduzindo dependência de conexões via Europa e ampliando as opções para passageiros.
Para saber mais
Para ler outras notícias que publicamos aqui no Pontos Pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.



