O Brasil pode ganhar voos diretors para Barbados, no Caribe. A proposta foi discutida por autoridades e empresários durante visita oficial da comitiva barbadense a Roraima, e o voo inaugural poderá ocorrer já em outubro, com operação da InterCaribbean Airways.
O estado de Roraima pode se tornar a nova porta de entrada do Brasil para o Caribe com a criação de uma rota aérea inédita entre Boa Vista e Barbados. A proposta foi tema central de uma reunião oficial realizada no dia 25 de junho, quando uma comitiva de ministros e empresários do país caribenho desembarcou na capital roraimense para estreitar as relações comerciais e discutir a viabilidade da nova ligação aérea.
A comitiva foi liderada pelo ministro das Relações Exteriores de Barbados, Kerrie Symmonds, e contou com a presença de mais de 20 empresários, além de representantes da agricultura, logística e turismo. Eles foram recebidos pelo governador Antonio Denarium e secretários estaduais no Palácio Senador Hélio Campos, em Boa Vista.
Voo Direto Pode Começar em Outubro
Uma das pautas mais promissoras do encontro foi a criação de um voo regular entre Boa Vista e Barbados. A delegação barbadense chegou ao Brasil em voo direto da InterCaribbean Airways, com duração de apenas 1h40 — fator que reforça a viabilidade da futura operação. Segundo o governo estadual, o voo comercial inaugural poderá ocorrer já em outubro deste ano.
“Essa conexão com Barbados é estratégica. Estamos construindo novas rotas comerciais que vão gerar emprego, renda e atrair investimentos para o nosso estado”, afirmou o governador Antonio Denarium, ao destacar que o diálogo com Barbados começou em 2022, com a visita da primeira-ministra Mia Mottley a Boa Vista.
Comércio, Turismo e Integração Regional
A aproximação entre Roraima e Barbados vai além da conectividade aérea. O governo estadual também manifestou interesse em exportar produtos como carne bovina, pescados, frutas, grãos e materiais de construção, com previsão de início do envio de cargas já em julho.
Para o ministro Kerrie Symmonds, a curta distância entre o Caribe e o Norte do Brasil representa uma vantagem estratégica.
“O Caribe e Roraima têm agora uma oportunidade concreta de construir uma ponte aérea para o turismo, o comércio e o investimento. Estamos muito próximos de concretizar essa integração”, declarou.
A embaixadora de Barbados no Brasil, Tonika Thompson, também destacou a relevância do momento:
“Desde a visita da primeira-ministra a Boa Vista, temos mantido um diálogo consistente com o governo de Roraima. Agora, colhemos os frutos dessa aproximação, com perspectivas reais de integração regional”.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.