O Brasil oferecerá isenção de categorias de vistos específicas para viajantes chineses que tiverem viagens de curta duração no Brasil. O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e já era esperada em razão da reciprocidade da isenção oferecida pela China no último ano. O anúncio faz parte de um contexto mais amplo de cooperação em áreas de “fronteira do conhecimento”, de acordo com nota divulgada pelo Palácio do Planalto.
Cidadãos brasileiros passaram a contar com isenção de visto para a China desde o dia primeiro de junho de 2025. A medida inicialmente tinha validade de um ano, mas já foi prorrogada até 31 de dezembro de 2026. Outros 45 países fazem parte da política unilateral chinesa, incluindo outros países da América do Sul, como Argentina, Chile, Peru e Uruguai. O grande objetivo é facilitar o intercâmbio de pessoas entre o país asiático e outras nações, aproximando a China da América Latina e outras regiões do mundo.
Portadores de passaporte do Brasil, Argentina e Chile são isentos do visto para entrada na China se o objetivo se for uma viagem de negócios, turismo, visita a familiares e amigos, intercâmbios ou caso estejam em trânsito. Ao todo é permitido a permanência no local por até 30 dias consecutivos.
Os líderes dos dois países tiveram um telefonema no dia 22 de janeiro que durou cerca de 45 minutos em tópicos que passaram pelo papel central dos dois países “na defesa do multilateralismo, do direito internacional e do livre comércio”.
A agência de notícias chinesa, Xinhua, divulgou informações sobre o telefonema e o principal aspecto mencionado pelo líder asiático ser o dever de salvaguardar os interesses comuns do Sul Global.
“A China está comprometida em ser uma boa amiga e parceira dos países da América Latina e do Caribe, e em avançar juntos na construção da comunidade China-ALC com um futuro compartilhado”, destacou a Xinhua.
Para Saber Mais
Para ler outros notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.




