Brasil e Nigéria anunciaram a conclusão de um Acordo Bilateral de Serviços Aéreos (BASA), o que passará a permitir a realização de voos diretos entre as duas regiões.
O acordo foi confirmado como sequência ao Memorando de Entendimento de 2018 e após realização de reunião que contou com o ministro da Aviação e Desenvolvimento Aeroespacial da Nigéria e do ministro de Portos e Aeroportos do Brasil. A expectativa é que essa iniciativa possa incrementar o turismo entre as duas regiões, fortalecendo a troca cultural e também o comércio.
Entre os próximos passos anunciados está a criação de um grupo de trabalho técnico, responsável pela estruturação necessária e pela finalização do BASA, a partir das exigências e expectativas de ambos os lados. É esperado que a assinatura oficial do documento aconteça nas próximas semanas.
Ainda que em fases iniciais, já há uma discussão sobre a operação entre Brasil e Nigéria. Segundo reportado pelas autoridades presentes há a possibilidade de que a rota já passe a ser operada nos próximos meses, com uma frequência máxima semanal de 4 ou 5 voos, a depender da demanda e também da empresa que será responsável por operacionalizar.
Entre os aeroportos favoritos para receberem os voos estão o de Guarulhos, localizado em São Paulo, o Galeão, no Rio de Janeiro, e algum destino no Nordeste. Já do lado nigeriano as apostas caem sobre Lagos, ex-capital e atualmente a maior cidade do país. Conhecida por seu cenário cultural e econômico, possui quase oito milhões de habitantes é a segunda maior cidade africana, ficando atrás apenas de Cairo, capital do Egito.
Em relação às companhias cotadas para operarem a rota estão duas empresas nigerianas: a Air Peace e a Caverton Air, segundo o Ministério da Aviação da Nigéria. O destaque fica para a primeira companhia, que foi fundada em 2013 e atualmente possui quatro destinos internacionais: Mumbai, na Índia, Londres, na Inglaterra, Johanesburgo, na África do Sul, e Jedá, na Arabia Saudita.
Já do lado brasileiro ainda não está claro se uma das grandes operadoras nacionais terá interesse em um acordo de codeshare ou mesmo na operacionalização para a Nigéria. Atualmente passageiros saindo do Brasil contam com voos disponíveis para a África do Sul, Angola, Etiópia e Marrocos, entre as opções no continente africano.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.