De acordo com o Barômetro do Turismo Mundial da ONU em 2026, que é um relatório regular que acompanha as tendências de curto prazo do setor, foram divulgados os destinos turísticos que mais crescem no mundo.
O levantamento mostra que o turismo global alcançou 1,52 bilhão de viajantes. O crescimento expressivo em diferentes países reforça a mudança no estilo de viagem, com turistas cada vez mais interessados em experiências marcantes e que gerem conexão, e não apenas em visitar lugares. E o mais interessante disso tudo é que o Brasil é um dos destaques.
Shows e cultura elevam o turismo brasileiro
O Brasil se firmou como um dos grandes destinos de entretenimento do mundo, com crescimento de 37%. Esse avanço vai além das paisagens naturais e reflete a capacidade do país de receber grandes eventos.
Além disso, em 2025, o Rio de Janeiro foi escolhido pela UNESCO como a “Capital Mundial do Livro”, sendo a primeira cidade de língua portuguesa a receber o título. Shows marcantes em Copacabana também fomentaram a ideia do Brasil como centro do turismo cultural internacional.
Europa e África ganham força no turismo
Na Europa, a Islândia lidera o crescimento do turismo, com alta de 29%, impulsionada pelo astroturismo. O aumento da atividade solar, que intensificou as auroras boreais, e a expectativa por um eclipse solar total aumentaram o interesse dos visitantes.
Leia também 🔗 2026 vai ser o melhor ano em uma década para ver aurora boreal
Já o Egito apostou na renovação histórica, com a inauguração completa do Grande Museu Egípcio em 2025, o que resultou em um crescimento de 20% no número de turistas.
Leia também 🔗 Novo museu egípcio é finalmente inaugurado
Japão segue em alta
Com a divulgação dos destinos turísticos que mais crescem no mundo, o Japão segue como o queridinho dos viajantes, muito popular nas redes sociais, com crescimento de 17%, impulsionado pela combinação entre cultura pop e hospitalidade.
No entanto, turistas que planejam conhecer o país pela primeira vez podem se deparar com uma surpresa negativa, reflexo direto do turismo de massa. Com o objetivo de conter o aumento de visitantes, o Japão pode triplicar o imposto de saída em 2026.
Leia também 🔗 A fim de combater turismo de massa, Japão pode triplicar imposto em 2026
Por fim, destinos emergentes como Butão e Guiana também ganham espaço, com um aumento de 30% e 24%, respectivamente.
Para Saber Mais
Para ler outros notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.




