Você já ouviu falar em Turismo Inteligente? Talvez o termo seja novo para você, mas o conceito provavelmente é familiar, e você até pode ter viajado para destinos que já adotam esse modelo. Descubra o que significa e por que o Brasil é líder em Destinos Turísticos Inteligentes.
O Ministério do Turismo criou a estratégia “DTI Brasil”, que transforma a gestão de viagens usando tecnologia e dados. O país é o primeiro da América Latina a desenvolver uma metodologia adaptada à sua realidade. O método tem como base nove eixos centrais, como segurança, sustentabilidade e acessibilidade.
Como os destinos turísticos se tornam inteligentes
Com o Brasil no topo dos Destinos Turísticos Inteligentes, a forma de viajar ganha um novo sentido. Contudo, é preciso passar por algumas etapas para conquistar o status de destino inteligente.
Primeiro, é feito um diagnóstico de maturidade nos pilares do programa, seguido pela criação de um Plano de Transformação. Atualmente, 21 destinos já têm o selo de “DTI em Transformação”.
O avanço mais recente foi a publicação da norma ABNT NBR 17259:2025, que padroniza os requisitos de gestão, garantindo modernização com critérios técnicos imprescindíveis.
De acordo com a coordenadora-geral de Inovação, Inteligência e Estatísticas do Turismo do MTur, Bárbara Blaudt Rangel, os gestores têm um guia confiável para tomar decisões com base em dados, promovendo desenvolvimento e qualidade de vida.
“O Brasil lidera na América Latina ao adaptar o modelo DTI à nossa realidade. Unimos tecnologia, governança e sustentabilidade. Com o referencial do MTur, as Redes de apoio e a norma ABNT, entregamos aos gestores um roteiro validado para decisões baseadas em dados que asseguram desenvolvimento econômico e qualidade de vida local.”
Impactos na economia e na qualidade de vida
Por fim, o conceito DTI busca equilibrar a satisfação do visitante e o bem-estar dos moradores. Com dados reais, os gestores municipais tomam decisões mais eficientes e usam melhor os recursos públicos.
Agora, em relação aos turistas, a ideia é oferecer experiências mais seguras e integradas. O objetivo é promover desenvolvimento econômico sustentável, preservando a cultura local e gerando oportunidades para a população.
Essa iniciativa surge como uma medida interessante contra os efeitos negativos do turismo de massa, que causa problemas não apenas para as pessoas, mas, principalmente, para os próprios destinos.
Leia também 🔗 Lençóis Maranhenses podem ter visitação limitada
Para Saber Mais
Para ler outros notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.




