Brasil e Arábia Saudita ampliaram acordo aéreo e abrem caminho para voos diretos. O novo protocolo de acordo atualizou as regras, então vigentes, elevou limites e acelerou a cooperação regulatória entre os dois países. Além disso, o gesto sinaliza prioridade política para transformar conversas em operação.
O teto para voos de passageiros sobe de 7 para 21 por semana entre Brasil e Arábia Saudita. Na carga aérea o texto elimina o limite de frequências para voos exclusivamente cargueiros em quinta liberdade. Na prática, uma empresa pode ligar Brasil e um terceiro país com escala na Arábia Saudita, e vice-versa. Portanto, as cadeias logísticas ganharam rotas alternativas e maior resiliência. Além disso, o e-commerce se beneficiou de tempos de trânsito mais competitivos.
O acordo também moderniza a regra societária. Cai a exigência de capital brasileiro na designação de empresas interessadas em operar aqui, alinhando o bilateral à legislação que já permite 100% de capital estrangeiro.
Hoje, não há voos diretos entre Brasil e Arábia Saudita. Contudo, o novo marco regulatório remove travas e pavimenta a estreia de ligações ponto a ponto. O país do oriente médio já manifestou interesse em rotas com o Brasil em 2024, em tratativas governamentais. Riyadh Air, por sua vez, nasce com ambição global e metas agressivas de conectividade. No entanto, horários, frota e slots definirão o ritmo.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





