O Brasil registrou em janeiro de 2025 o melhor início de ano no turismo internacional desde 1970, com 1.483.669 turistas estrangeiros, um aumento de 55% em relação a 2024. Este crescimento expressivo, impulsionado por iniciativas do governo e promoção internacional, destaca o país como um dos principais destinos turísticos da América do Sul.
O Brasil começou 2025 registrando um novo marco no turismo internacional. Em janeiro, 1.483.669 turistas estrangeiros desembarcaram no país, tornando-se o melhor início de ano desde 1970. Segundo dados do Ministério do Turismo, Embratur e Polícia Federal, o número representa um aumento de 55% em comparação ao mesmo período de 2024, quando 956.737 visitantes foram registrados.
Além disso, o volume de chegadas superou o recorde anterior de janeiro de 2017, quando 1.107.628 turistas estrangeiros visitaram o Brasil. O crescimento de 34% consolida janeiro de 2025 como o mês mais movimentado da história para o turismo estrangeiro no país.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou o resultado como um excelente ponto de partida para superar os números de 2024.
“O Brasil se destaca como um dos principais destinos turísticos da América do Sul! Iniciamos o ano de forma excepcional, resultado dos esforços do governo do presidente Lula e do setor para promover nosso país no exterior, melhorar a infraestrutura turística e facilitar o acesso dos viajantes. Seguimos trabalhando para que essa tendência continue impulsionando a economia e gerando novas oportunidades para os brasileiros”, afirmou o ministro.
Entre os principais emissores de turistas, a Argentina liderou com 870.318 visitantes em janeiro, praticamente o dobro dos 452.136 registrados no mesmo mês de 2024. O Chile também apresentou crescimento expressivo: 103.620 turistas chilenos visitaram o Brasil, uma alta de 34% em relação ao ano anterior.
O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ressaltou a importância da ampliação da conectividade aérea.
“Nenhum país no mundo teve um crescimento nessa dimensão na chegada de turistas. São 55% a mais que no ano passado, que já havia sido recorde.
O governo, através da Embratur, unindo esforços do setor privado, Ministério do Turismo, estados e municípios, está ajudando a transformar o potencial turístico que sempre tivemos em realidade. A grande diferença agora é que colocamos o turismo internacional como prioridade para o desenvolvimento do país”, afirmou Freixo.
No Sul do Brasil, a proximidade com a Argentina contribuiu para que a região recebesse 924.138 turistas estrangeiros, equivalente a 62% do total nacional. O Rio Grande do Sul liderou com 518.557 chegadas, seguido pelo Paraná, com 206.861, e Santa Catarina, com 198.720 turistas. Em números absolutos, o Rio de Janeiro e São Paulo também se destacaram, recebendo 240.151 e 219.787 visitantes, respectivamente.
Quanto ao meio de transporte, a maioria dos turistas estrangeiros optou pela via terrestre para vir ao Brasil, representando 54% das chegadas. O transporte aéreo foi a escolha de 608.163 visitantes (41%), enquanto as vias marítimas e fluviais somaram 72.895 entradas (5%).
A promoção internacional do Brasil contribuiu para esse resultado. Em janeiro, o país foi homenageado na Fitur 2025, maior feira de turismo do mundo, realizada em Madri, Espanha. Com cerca de 250 mil participantes, o evento apresentou a diversidade cultural, gastronômica e natural brasileira. Além disso, a FIT, realizada em Buenos Aires, Argentina, também destacou o Brasil como destino principal, fortalecendo ainda mais a imagem do país no cenário turístico da América Latina.
O desempenho do turismo no início de 2025 representa um passo importante para alcançar as metas do Plano Nacional de Turismo (PNT), que busca consolidar o Brasil como o principal destino da América do Sul, atraindo 8,1 milhões de turistas internacionais por ano e gerando mais de US$ 8,1 bilhões em receitas até 2027.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.