O Brasil registrou um recorde histórico em 2025 ao receber mais de 9 milhões de turistas estrangeiros, um crescimento de 37,1% em relação ao ano anterior. São Paulo e Rio de Janeiro lideraram como os destinos mais procurados, enquanto a Argentina seguiu como o principal país emissor de visitantes. O resultado superou em mais de 34% a meta oficial do governo, consolidando o melhor ano do setor no país.
Os turistas estrangeiros fizeram a festa no Brasil. O país bateu seu recorde histórico com mais de 9 milhões de visitantes vindos de fora durante todo o ano de 2025, um aumento de 37,1% quando comparado com 2024 – que detinha o antigo recorde com mais de 6,7 milhões de turistas estrangeiros.
Além disso, o Brasil também superou a meta prevista no Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027. No ano passado, a expectativa era de alcançar cerca de 6,9 milhões de visitantes, número que foi superado em 34,6%.
Início de ano ainda é chamariz, mas Dezembro registra recorde
Somente no último mês de 2025, o Brasil já tinha registrado um aumento de 11% no número de turistas estrangeiros quando comparado ao do ano anterior. Quase 900 mil estrangeiros desembarcaram em terras tupiniquins – 90 mil a mais do que em 2024!
Assim, o mês entrou “apenas” como o quarto melhor do ano em volume de chegadas de turistas, superado ainda pelos meses de alta temporada, verão e carnaval, como Janeiro, Fevereiro e Março.
Destinos mais visitados
Segundo o Ministério do Turismo, São Paulo segue sendo o estado que mais recebe turistas estrangeiros no Brasil. Ao todo, os paulistas receberam mais de 2,7 milhões de visitantes, seguido pelo Rio de Janeiro, com mais de 2,1 milhões, e o Rio Grande do Sul, com 1,5 milhão.
Também não é por menos que alguns estados brasileiros também registraram recorde de turistas, como é o caso do Paraná que bateu a marcar de mais de 1 milhão de visitantes.
Afinal, de onde eles vêm?
Com tantos turistas estrangeiros chegando, as autoridades também buscam entender quais países são os maiores emissores de visitantes para o Brasil. E, sem surpresas como já noticiamos aqui antes sobre a invasão dos argentinos por aqui, a Argentina mantém a liderança absoluta, com mais de 3,3 milhões de pessoas.
Leia também 🔗 Argentina registra maior déficit turístico da história com invasão de hermanos no Brasil
Em seguida, o Chile foi responsável por emitir mais de 800 mil dos visitantes estrangeiros, enquanto os Estados Unidos, mais de 750 mil pessoas. Os países europeus como França, Portugal, Alemanha, Itália, Reino Unido e Espanha, juntos, somam 1,5 milhão de turistas chegando ao Brasil.
Para Saber Mais
Para conferir outros destinos que publicamos no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





