Pesquisa realizada pelo Google Brasil aponta crescimento na busca por opções de turismo nacional durante a Black Friday. Segundo a empresa, consumidores aguardam melhores ofertas para o verão e darão prioridade aos canais digitais.
A Black Friday, que neste ano acontece no dia 29 de novembro, sempre movimenta o mercado brasileiro e cria expectativas de grandes descontos ao consumidor. Mas o que antes era restrito a produtos, se expandiu e chegou ao turismo.
As viagens passaram a fazer parte do radar das promoções pela proximidade do mês com o alto verão, e muita gente opta por programar suas férias neste momento – principalmente para o litoral. Quem diz isso é a pesquisa publicada pelo Google Brasil.
“A data, que antes era sinônimo apenas de compras de bens materiais, se tornou uma oportunidade para planejar as tão esperadas férias. A busca por destinos nacionais, especialmente o litoral, demonstra o desejo dos brasileiros por experiências mais próximas e acessíveis, impulsionado pelas ofertas especiais e pelas ondas de calor que atingem o Brasil”, afirma Daiane Dunka, head da indústria de Viagens do Google Brasil
Comprar Viagens Gastando Menos
Segundo o levantamento da gigante de tecnologia, o consumidor brasileiro tem até mesmo aguardado a data para fechar uma viagem, na expectativa de comprá-la gastando menos. Mas se não encontrarem descontos e benefícios, não há negócio fechado – e nem viagem.
Os números são interessantes: 22% afirmaram que pretendem comprar uma viagem que não fariam se não fossem as condições especiais; 37% pretendem comprar uma viagem que já estava nos planos, mas ainda não tinham certeza; e 41% querem aproveitar a data para gastar menos com uma vagem que já fariam.
Litoral é a Preferência na Black Friday
Com a proximidade do verão e maiores chances de viagens baratas, o litoral é a opção de turismo nacional preferido pelos brasileiros para aproveitarem suas férias em uma possível oferta da Black Friday. Mas essa preferência pode variar de acordo com a classe social e idade dos viajantes.
Por exemplo, 53% das pessoas querem comprar um destino de litoral, 37% buscam por resorts ou hotéis fazenda e 41% querem viajar para outros estados do Brasil.
Mas para a classe A, 35% do público da faixa etária entre 18 e 24 anos, querem viajar para os EUA, enquanto 26% do público entre 25 a 34 anos preferem o Canadá. Já resorts e hotéis fazenda (44%) e destinos de ecoturismo ou natureza (39%) são a preferência dos 65+, na classe B.
O que o Consumidor Mais Espera
Segundo o Google Brasil, as ofertas mais esperadas pelo consumidor viajante nesta Black Friday são:
- 83% esperam hospedagem em hotéis e resorts
- 80% esperam pacotes turísticos completos
- 78% – Voos domésticos
- 77% – Passeios turísticos ou guiados durante a viagem
- 75% – Bônus em programas de fidelidade
Quando o assunto é a preferência sobre a duração das viagens, os números são quase iguais: para 53% das pessoas, viagens maiores e planejadas fazem mais sentido, enquanto para 47% as viagens curtas e casuais seriam as melhores.
Brasileiro não Tem Preferência por Marcas, mas Meios Digitais Imperam
O que diz respeito ao canal de compra, os brasileiros ainda não sabem com quais marcas ou empresas pretendem comprar, mas os canais digitais serão os mais requisitados.
Apenas 21% dos pretendentes a viajantes que tem a intenção de comprar uma viagem na BF sabem onde vão comprar e as marcas que querem adquirir.
Mas no geral, 71% pretendem comprar via site, 40% via aplicativos e apenas 25% em lojas físicas. Há indícios também de preferência por compras via whatsapp e em agências tradicionais.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.