O Beach Park, no Ceará, inaugurou o Arvorar, um parque temático que combina diversão e educação ambiental, com atrações como trilhas aéreas, redário nas copas das árvores e apresentações educativas. Localizado em Aquiraz, o espaço promove a preservação da fauna nativa e incentiva a arte local, tornando-se um destino imperdível para turismo sustentável.
Em um projeto que combina diversão com preservação e educação ambiental, o Beach Park, no Ceará, inaugurou um novo parque temático na região no último dia 6 de dezembro: o Arvorar.
Foram quatro anos de planejamento, desenvolvimento e estruturação na Vila Terra Brasilis, em Aquiraz, local que fica a apenas 20 minutos do Beach Park e da capital do estado, Fortaleza. O complexo, neste momento, funciona apenas às sextas-feiras e aos finais de semana, entre 9h e 17h.
Atrações
Ao todo serão 11 atrações apresentadas no Arvorar, que foi construído em uma área de 27 mil metros quadrados e cerca de 250 pássaros, alguns répteis e pequenos mamíferos – tudo monitorado por profissionais, incluindo veterinários, biólogos, zootecnistas, educadores ambientais e cuidadores.
Logo na entrada, os visitantes são recebidos por um portal em forma de jandaia, ave símbolo do estado. Dentre as atrações estão a Casa do Passarim, uma espécie de casa na árvore de quatro andares que tem em seu topo um formato de ninho de passarinho e fornece ao público uma vista panorâmica de todo o parque.
O Arvorão é um circuito de trilhas aéreas, enquanto o Redão é um redário feito de cordas tensionadas próximo às copas das árvores. Há também um anfiteatro que será palco de apresentações educativas, conduzidas pelos próprios pesquisadores do parque, e ainda é equipado com restaurante e lanchonete.
Os visitantes também poderão apreciar uma visão das áreas de maternidade, bem-estar animal e nutrição, por meio de uma janela que deixará a disposição do público os bastidores do corpo técnico.
Pesquisas Científicas e Obras de Arte
O novo parque também tem como missão auxiliar em dados e informações com base em pesquisas científicas. O Arvorar já iniciou algumas parcerias neste sentido com o projeto Refaunar Arvorar – uma iniciativa que tem como objetivo repovoar áreas nativas do Ceará ameaçadas de extinção, como a jandaia-verdadeira e o periquito cara-suja.
O projeto também tem parceria com as ONGs Associação Caatinga e Associação de Pesquisa e Preservação de Ecossistemas Aquáticos.
Além dos programas com base em pesquisas científicas, o parque também incentiva a criação e desenvolvimento de obras de arte de artistas locais, como Narcélio Grud e Marcelo Santiago, que enfeitam as construções e decorações do local.
Os ingressos são limitados e estão com valores promocionais (R$ 89).
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.