Pela primeira vez na história, o Banco da Espanha, em Madri, abre suas portas para visitas públicas, atraindo fãs da série La Casa de Papel. O passeio gratuito guiado de 90 minutos exige agendamento prévio e percorre locais icônicos como a Sala de Goya, a biblioteca e um acervo cultural com mais de 4 mil obras de arte.
Pela primeira vez na história o Banco da Espanha, em Madri, está aberto ao público para visitas. O local foi o pilar central de toda a trama da terceira temporada da série La Casa de Papel, da Netflix, o que despertou ainda mais a curiosidade dos turistas que adoram as super produções.
A entrada é gratuita, mas será necessário fazer um agendamento prévio de horário pelo site oficial. O passeio, que tem duração de até 90 minutos e conta com um guia, funcionará às sextas, das 16h às 20h, e sábados e domingos em dois turnos, das 10h às 14h e das 16h às 20h.
Até junho de 2026, também estará disponível de segunda a quinta, até 16h. Todos os grupos devem ter, no máximo, 30 pessoas.
O que ver no Banco da Espanha
Uma das salas contempladas no passeio é a Sala de Goya, que abriga pinturas do famoso artista Francisco de Goya, a biblioteca, projetada pelo arquiteto Eduardo de Adaro, e o pátio de operações, que possui um vitral. Além disso, os visitantes também poderão ver de perto todo o acervo do prédio que possui mais de 4 mil pinturas, esculturas e fotografias.
Localizado no centro de Madri, o banco é um dos monumentos que compõem a paisagem da Plaza de Cibeles, uma das mais icônicas da capital espanhola. O seu projeto arquitetônico foi premiado com a medalha de ouro na Exposição Nacional de Belas Artes de 1884, ainda antes da sua finalização em 1891.
Série não foi filmada no local
Uma das coisas que é importante ressaltar para os amantes de filmes e séries é que La Casa de Papel obviamente não foi filmada dentro do Banco da Espanha. A produção utilizou outro prédio, edifício do governo espanhol que abriga os ministérios do Desenvolvimento, Trabalho e Meio Ambiente, para compor o cenário, além de cenografias parcialmente fiéis ao interior da construção original.
La Casa De Papel foi um grande sucesso mundial que conta a história de um grupo de ladrões liderados pelo “professor” que arquiteta planos ousados na Casa da Moeda e depois no Banco da Espanha, se utilizando muito da velha ideia de “ir contra o Estado”. A música clássica “Bella Ciao” e as famosas máscaras usadas pelos bandidos caíram no gosto popular, seja em memes ou festas e outras comemorações.
Para Saber Mais
Para conferir outros destinos que publicamos no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





