Em meio ao processo de reestruturação nos Estados Unidos, a Azul está reavaliando sua malha de voos internacionais. A companhia encerrará operações para Fort Lauderdale e Assunção, mas reforça a operação para Portugal e Espanha a partir de julho.
Como parte de seu processo de reestruturação sob o Chapter 11 nos Estados Unidos, a Azul Linhas Aéreas iniciou uma reavaliação de sua malha aérea com foco na sustentabilidade das rotas internacionais, especialmente aquelas operadas por aeronaves de médio porte.
Segundo o site especializado AeroRoutes, três voos internacionais da Azul foram removidas do sistema de reservas:
- Manaus – Fort Lauderdale: último voo previsto para 9 de agosto;
- Curaçao – Fort Lauderdale: encerramento em 10 de agosto;
- Campinas – Assunção: último voo marcado para 11 de setembro.
As alterações representam uma redução na presença da companhia na Flórida, onde passará a operar voos para Fort Lauderdale de Campinas (Viracopos), Belo Horizonte (Confins), Belém e Recife. A partir de agosto, Belém será a única cidade da região Norte com ligação direta com Fort Lauderdale, aeroporto localizado ao norte de Miami.
A rota entre Curaçao e Fort Lauderdale, que partia de Belo Horizonte com escala no Caribe, vinha sendo operada com aeronaves Airbus A320neo e gerava desconforto entre os passageiros devido à longa duração, principalmente com conexões e tempo em solo.
Já o trecho Campinas – Assunção, que havia sido inaugurado recentemente, em dezembro de 2024, será descontinuado. Com isso, apenas Curitiba e Recife manterão voos diretos para a capital paraguaia, reduzindo opções de conectividade com o país vizinho.
Europa Ganha Força na Malha da Azul
Apesar dos cortes, a Azul anunciou boas notícias para quem pretende viajar à Europa. A companhia retomará a rota entre Campinas e Porto, em Portugal, após um período de suspensão. O trajeto atenderá à forte demanda entre o interior paulista e o norte de Portugal, onde há uma expressiva comunidade brasileira.
Além disso, a Azul estreia seus voos internacionais para a Espanha, com voos para Madrid saindo de Campinas a partir de 9 de junho e de Recife a partir de 10 de junho. A companhia amplia, assim, sua presença no continente europeu, consolidando sua estratégia de reposicionamento internacional com foco em mercados de alta demanda e maior rentabilidade.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





