A Azul Linhas Aéreas alcançou um novo marco histórico no Amazonas, consolidando o Estado como um dos principais polos de crescimento da companhia em 2025. Entre janeiro e setembro, mais de 520 mil passageiros foram transportados nas rotas operadas pela empresa na região
Segundo dados da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). O número de passageiros transportados representa um aumento de 18,2% em relação ao mesmo período do ano anterior. É um sinal do fortalecimento da conectividade e maior participação da companhia ligando rotas entre o Norte e o Sudeste.
Entre as rotas de destaque estão os voos entre o Aeroporto de Viracopos (Campinas), principal hub da companhia no país, e Manaus. Além disso, as ligações entre Manaus e Belém e os voos entre Tabatinga e Manaus são destaques. Todos têm registrado alta ocupação e desempenho acima da média nacional.
A ligação entre Campinas e a capital amazonense, em especial, vem impulsionando tanto o turismo quanto o transporte de cargas e negócios.
Turismo em alta e crescimento sustentável
A Azul também ampliou sua oferta de assentos no Estado, que passou de 599 mil para 657,3 mil lugares no período analisado. Para a empresa, o resultado comprova a força da Amazônia como destino turístico e o papel estratégico do Amazonas na malha aérea nacional.
“O aumento da demanda no Amazonas mostra como o Estado vem ganhando destaque no turismo nacional, impulsionado por suas belezas naturais e pela força da Amazônia como destino. Estamos ampliando nossa malha para conectar cada vez mais Clientes às experiências únicas que a região oferece”, destacou Beatriz Barbi, gerente sênior de Planejamento de Malha da Azul.
O bom desempenho no Norte acompanha o crescimento geral da Azul no país. De janeiro a setembro, a companhia transportou 23,7 milhões de passageiros, superando tanto os resultados de 2024 quanto os níveis pré-pandemia. Além disso, a partir do Aeroporto de Viracopos, em Campinas, a empresa consolida seu principal ponto de conexão, liderando os números de embarques e desembarques nacionais pela companhia.
Com isso, este recorde da Azul no Amazonas reflete uma importante expansão da aviação regional e a valorização da Amazônia como destino estratégico no país. A conectividade entre Norte e Sudeste mostra que o Estado vem conquistando espaço definitivo no mapa turístico e aéreo brasileiro.
Ainda, com maior disponibilidade de oferta de voos ligando os grandes centros do país ao Norte, espera-se também fomentar a procura por turistas de outras estados, como da região Sul.
Para Saber Mais
Para conferir outros artigos de passagens promocionais que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





