Comercialmente falando, tudo tem uma razão de ser – especialmente no setor da aviação. Você já se perguntou por que os aviões comerciais são predominantemente brancos? Há diversas razões para isso: o custo da cor branca é menor, há uma menos retenção de calor, seu peso menor, a durabilidade da pintura é maior, além de que, a aeronave da cor branca, reduz o número de colisões com pássaros.
Essa foi uma pergunta que Roberto Alvo, o CEO da LATAM, lançou recentemente em suas redes sociais. Você sabe a resposta?
São vários os motivos que levam as companhias aéreas a optar pela cor branca na pintura de suas aeronaves, não somente no Brasil, mas ao redor de todo o mundo. Não se pode negar que um avião com uma pintura toda colorida faz muito bem aos olhos! Mas esta não é definitivamente a melhor opção. Vamos às razões:
Aqui você encontra:
O Branco Retém Menos Calor
O mesmo acontece com carros e roupas, devido ao fato de que a cor branca é a que mais reflete os raios solares. Veja o que Fernando Kehl, gerente da frota da Azul Linhas Aéreas declara sobre isso:
A fuselagem das aeronaves é construída com isolamento térmico para suportar temperaturas mais extremas que as temperaturas atingidas em solo. O fato é que, independentemente da cor, uma empresa aérea não espera a temperatura interna atingir determinados valores para ligar a climatização. De forma a padronizar as operações, empresas aéreas têm como praxe manter os sistemas de climatização sempre ligados quando há passageiros a bordo em solo.
Quando se encontra em solo, a energia utilizada para manter o ar condicionado da cabine de uma aeronave é proveniente da APU (Unidade de Potência Auxiliar) que, por sinal, consome combustível. O que acontece em dias quentes é que a cor branca na pintura faz com que haja uma redução no esforço do sistema de climatização e, isso leva à uma diminuição no consumo do avião.
Custa Menos Pintar Aviões Brancos
A diferença entre a cor branca e as demais cores representa uma economia significativa para o caixa das empresas. Aquelas que possuem as aeronaves e alugam os equipamentos para as companhias aéreas, optam pelo branco por esta razão (custo mais baixo) e também pela facilidade em cobrir com as cores da pintura dos futuros locatários. Sobre isso Fernando Kehl comenta
Podemos fazer um paralelo com as cores cinza e prata dos carros de locadoras. O cinza e o prata são as cores mais baratas e mais neutras, facilitando assim a recolocação desses veículos no mercado. Quando aeronaves em leasing são devolvidas para as empresas proprietárias, existem dois caminhos: a aeronave é imediatamente pintada na cor da nova empresa aérea ou é pintada de branco à espera de um novo operador.
Durabilidade
Outro aspecto importante é que a tinta na cor branca tem uma maior durabilidade, além de levar mais tempo para desbotar. Isso equivale a dizer que as companhias aéreas podem manter suas aeronaves em serviço contínuo por um tempo maior, retardando interromper seu uso para refazer sua pintura.
O consumo de combustível é mais afetado pela idade da pintura. Pinturas novas, não importa a cor, são mais lisas e com menos rugosidade do que as pinturas mais antigas. Pinturas novas geram menor arrasto. É como andar no carro com janelas abertas, destaca o especialista da Azul.
Facilidade para Manutenção
Para as pessoas envolvidas na operacionalização e na manutenção mecânica de aeronaves, é melhor trabalhar em aviões brancos, pelo fato de ser mais fácil identificar possíveis pontos de corrosão, rachaduras e vazamentos de fluidos. Ou seja, os mecânicos são capazes de encontrar problemas com maior rapidez, até mesmo nas inspeções de rotina e resolvê-los antes que o problema gere um prejuízo maior, em termos de tempo e custos.
Redução de Peso
Quando uma aeronave leva uma pintura colorida, isso significa uma demanda maior de demãos de tinta e, consequentemente, elevando o peso geral da aeronave e, como resultado, o aumento do consumo de combustível.
Já quando se escolhe pela cor branca e mais claras, são necessárias menos demãos para concluir a pintura, tornando, desta forma, a aeronave mais leve.
Você tem ideia de qual o peso que a pintura de uma aeronave representa? O gerente da Azul nos responde: segundo ele, um avião comercial como o Airbus A320neo requer aproximadamente 200 kg de tinta para que sua pintura seja realizada. Já aeronaves de grande porte como, por exemplo, o Airbus A380 e o Boeing 747, o valor sobre para 700 kg! E Fernando Kehl conclui dizendo,
A pintura de uma aeronave é um processo manual, é dependente da habilidade e dos ajustes nos equipamentos de cada pintura. Uma aeronave branca pode pesar mais que uma aeronave colorida em função desses ajustes. Pinturas especiais, com o aspecto metalizado, são mais pesadas. Os ajustes dos equipamentos e a quantidade de camadas de pintura ditam o peso final da aeronave. Assim, aeronaves brancas que foram repintadas sem a remoção completa das camadas anteriores serão mais pesadas que uma aeronave nova colorida recém-pintada.
Evita Colisões com Pássaros
Por fim, a última razão que queremos colocardiz respeito a pássaros.
A viões brancos têm maior contraste em relação ao ambiente, diminuindo as chances de colisões de pássaros, como destaca Poliana Lima, engenheira aeronáutica da Gol. Como o branco traz mais contraste da aeronave em relação ao ambiente, os pássaros visualizam os aviões de forma mais rápida quando são brancos. Assim, o branco tem a vantagem de reduzir as chances de colisões com pássaros.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.