A aviação brasileira teve em abril seu melhor desempenho desde 2020 no mercado doméstico, com 7,9 milhões de passageiros – alta de 9,6% frente a 2024. A expectativa do governo é fechar 2025 com o maior volume histórico, ultrapassando 123 milhões de passageiros.
As companhias aéreas brasileiras registraram o melhor mês de abril da série histórica, medida desde 2020, em movimentação do mercado doméstico. Dados divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) mostram que mais de 7,9 milhões de passageiros foram transportados, sendo 9,6% a mais que em 2024.
Com isso, na avaliação do Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), a movimentação deste ano tende a ser a melhor da história, ultrapassando os 123 milhões de passageiros até o mês de dezembro.
Saldo dos Primeiros Quatro Meses do Ano é Positivo
2025 começou com o pé direito para a aviação brasileira, de modo geral. Nos quatro primeiros meses do ano, entre voos domésticos e internacionais, somam-se um fluxo 4% maior do que o registrado no período de pré-pandemia, em 2019. No que diz respeito somente a voos internacionais, já são 9,5 milhões de passageiros transportados, 15% a mais do que em 2019.
“É inconteste que a aviação civil brasileira segue em crescimento dentro e fora do País, o que nos anima a trabalhar por mais infraestrutura e apoio ao setor”, avalia o secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca.
“A movimentação recorde nos aeroportos é um termômetro da economia”, avalia o ministro Sílvio Costa Filho, do MPor.
Movimento de Cargas Internacionais Aumenta
Além de passageiros, a aviação brasileira também viu seus números de movimentação de cargas aumentar de janeiro a abril, com 437 mil toneladas – bem acima das 386 mil toneladas registradas antes da pandemia. Somente em abril, em voos internacionais, foram 74,8 mil toneladas, um crescimento de 4,4% em relação ao ano passado.
Já na carga doméstica, a movimentação caiu – 35,9 mil toneladas, 12,5% abaixo do total registrado em abril de 2024.
São Paula Puxa Aumento
Os dois aeroportos responsáveis pela maior concentração de fluxo de passageiros, respondendo juntos por 26,75% do total, foram os de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo. Em seguida, aparecem os aeroportos de Brasília (7,72%), no Distrito Federal, e Santos Dumont e Galeão (8,79% somados), no Rio de Janeiro.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





