Escrevo este post para alertar os leitores a ter cuidado ao emitir bilhetes com o programa LATAM Pass voando com a Qatar Airways, a partir de uma recente experiência que tive.
Aqui você encontra:
Introdução
Inicialmente, lembro que emiti, ainda no ano passado, bilhetes com os programas LATAM Pass e AAdvantage para voar com a Qatar Airways rumo às Maldivas e Zanzibar.
Como expliquei neste post, neste segundo semestre está prevista uma viagem com a minha família em classe executiva para Maldivas e Zanzibar, utilizando milhas dos programas Latam Pass (para a chegada e retorno ao Brasil) e AAdvantage (para o deslocamento entre os dois destinos).
No total, para ida e retorno, foram utilizadas 864k milhas do Programa LATAM Pass (204k por pessoa para a ida, e 84k por pessoa para volta), além de R$ 446,55 de taxas por pessoa.
Em relação aos deslocamentos internos, foram utilizadas 55k milhas por pessoa, totalizando 165k milhas do programa AAdvantage, além de R$ 942,21 de taxas para os três passageiros.
As emissões originais feitas pelos dois programas foram as seguintes (seguem os comprovantes emitidos pelos dois programas):
Já as novas emissões, após as alterações nos horários e a aceitação destas alterações pelos passageiros, com a reemissão dos bilhetes pelos dois programas, ficou assim:
Como visto, os trechos Guarulhos – Doha – Malé (GRU-DOH-MLE) e Zanzibar – Doha – Guarulhos, foram emitidos através do programa LATAM Pass.
Já os trechos Malé – Doha – Zanzibar foram emitidos com pontos do programa AAdvantage.
E, comparando-se as emissões originais com os novos bilhetes (após a reemissão), é possível perceber que em todos os três trechos (de ida para as Maldivas, das Maldivas para Zanzibar, e de volta de Zanzibar para o Brasil) houve alterações de horário.
Fiz este destaque separando as emissões entre os dois programas para evidenciar um grande risco (e problema) que percebi nas emissões com o programa LATAM Pass quando há alterações nos horários dos voos com a parceira Qatar Airways.
Igualmente, destaquei as emissões feitas pelo programa AAdvantage voando com a Qatar Airways para mostrar a diferença de tratamento entre dada pelos programas quando há alterações nos horários dos voos da parceira Qatar.
Pois bem, dito isso, no post de hoje buscarei não só evidenciar a diferença de tratamento dada pelos dois programas para uma mesma questão (alterações nos horários dos voos com as cias parceiras, no caso com a Qatar), mas sobretudo o cuidado que você deve ter quando houver uma alteração no horário dos voos.
Como Proceder com Alterações nos Horários dos Voos
Como demonstrado acima, em todos os trechos da minha viagem houve alteração de horário e isso implica na necessária reemissão do bilhete pelo programa emissor, a fim de evitar que você seja impedido de embarcar no aeroporto até que o bilhete original seja reemitido.
O que acontece é que toda a alteração nos horários dos voos implica na necessária reemissão do bilhete do voo (que, dependendo do caso, pode, ou não, ser validado na hora do check-in), além de, a depender do tempo da mudança, da sua aceitação.
Lembro que a Resolução 400 da ANAC assim regula esta questão da alteração nos voos e necessidade de aceitação pelo passageiro no seu art. 12:
Art. 12. As alterações realizadas de forma programada pelo transportador, em especial quanto ao horário e itinerário originalmente contratados, deverão ser informadas aos passageiros com antecedência mínima de 72 (setenta e duas) horas.
1º O transportador deverá oferecer as alternativas de reacomodação e reembolso integral, devendo a escolha ser do passageiro, nos casos de:
I – informação da alteração ser prestada em prazo inferior ao do caput deste artigo; e
II – alteração do horário de partida ou de chegada ser superior a 30 (trinta) minutos nos voos domésticos e a 1 (uma) hora nos voos internacionais em relação ao horário originalmente contratado, se o passageiro não concordar com o horário após a alteração.
Vejam que alterações em trechos nacionais de mais de trinta (30) minutos e internacionais de mais de uma hora exigem a concordância do viajante. Caso ele não concorde, poderá optar pela reacomodação em outra companhia ou pelo reembolso integral.
Em relação às alterações nos horários de voos, a Wanderlust, empresa parceira aqui do Pontos pra Voar, orienta o seguinte:
Uma coisa interessante de falar é o seguinte, que sempre oriento nossos clientes:
Baixar o aplicativo da cia que vai operar o voo e adicionar o voo. Lá é possível ver se teve alterações. Sempre que tiver alterações de horário, é prudente ligar onde foi emitido o bilhete para validar a alteração.
Quando é menos que 30 minutos a alteração, normalmente, isso é feito automaticamente, só não está acontecendo com a Latam.
E quando é mais que 30 minutos se você emitir com a própria cia ou agência, não tem problema que consegue validar na hora do check-in.
O problema é quando a emissão é com milhas de programas parceiros, tipo Latam e Qatar, TAP e Emirates, Lufthansa ou Swiss etc.
Outra dica é sempre fazer o check-in na hora que abre, porque se der problema você ainda tem tempo de resolver.
Digo isso, porque acredite que tivemos um passageiro, que emitiu com a gente e o voo tinha alterado de 20:00 para 08:00, a Latam não avisou (que é a responsável por avisar) e ele não viu, então perdeu o voo e teve que emitir pagante de última hora.
Vejam, portanto, que nem sempre é possível validar as alterações de horários diretamente no aeroporto, e, nestes casos, é que recomendo a sua máxima atenção, de acordo com o que eu irei descrever a seguir, considerando a hipótese de emissão através de um programa de fidelidade para voar com uma cia parceira (no caso, emissão com pontos LATAM Pass voando Qatar).
O que Aconteceu nas Minhas Emissões
Após mostrarmos como é regulada a questão das alterações dos horários dos voos pela ANAC e como você deve proceder nestes casos, falarei, a seguir, o que aconteceu no caso das minhas emissões que, como mostrei acima, tiveram alterações de horário nos três trechos.
Começo esclarecendo como é feito o procedimento de reemissão pelo programa AAdvantage: quando há alterações em voos das cias parceiras no programa AAdvantage a reemissão do bilhete é automaticamente feita no sistema.
Nestes casos, o sistema já é programado para reemitir o bilhete e, imediatamente, avisar o cliente por e-mail da alteração, como você pode verificar abaixo:
Já nos casos de alterações de horário nos voos emitidos pelo programa LATAM Pass para voar com as parceiras (no meu caso com a Qatar), apesar de ser da LATAM a obrigação de comunicar o cliente da alteração de horário, esta comunicação, via de regra, não acontece.
Com isso, acaba sendo do cliente a obrigação de acompanhar os seus voos e, caso haja alteração (como no meu caso), entrar em contato com o programa para solicitar a reemissão do bilhete, evitando, assim, uma negativa de embarque pela cia parceira quando do check-in no aeroporto.
Ciente disso, e de que nos meus voos com a Qatar emitidos pelo programa da LATAM ocorreram alterações, após ser avisado pelo aplicativo do Awardwallet (para ler mais sobre este aplicativo clique aqui) solicitei à parceira Wanderlust que fizesse contato via call center com o programa para a reemissão do bilhete.
Após alguns dias de tentativas, recebi novo e-mail com a reemissão dos bilhetes do trecho de volta, porém em relação ao trecho de ida os atendentes não procediam à reemissão, inclusive insistindo que a questão deveria ser resolvida com a Qatar (o que, como sabemos, não procede, já que a obrigação e assim proceder é do programa emissor).
Com a data de embarque se aproximando, e considerando que, apesar das tentativas, o programa da LATAM insistia em não reemitir o bilhete de ida, abri uma reclamação na plataforma do consumidor.gov solicitando que assim fosse feito.
Após mais de sete dias, não houve contato da empresa comigo, porém, felizmente, os parceiros da Wanderlust tiverem êxito na tentativa de reemissão do bilhete via call center e, assim, finalmente, poderei ir viajar mais tranquilamente.
Tome Nota
Como foi mencionado ao longo deste post, buscamos alertar nossos leitores sobre como proceder nos casos de alteração nos horários dos voos quando o bilhete não é emitido diretamente pelo programa da cia que irá realizar o voo.
Mais precisamente, citamos o cuidado que se deve ter ao emitir voos com o programa LATAM Pass para voar com a Qatar.
Também citamos a diferença de tratamento nos casos de emissões com o programa AAdvantage para voar com a parceira Qatar.
Nestes dois casos destacamos uma grande diferença de procedimento e tratamento entre os dois programas: enquanto o programa AAdvantage reemite automaticamente o bilhete avisando o cliente por e-mail, o programa da LATAM não só não avisa o cliente, como também não reemite o bilhete.
Com isso, os clientes são obrigados a entrar em contato com o call center para a reemissão do bilhete, correndo o risco de nem sempre serem atendidos.
Desta forma, poderá acontecer de o passageiro ser impedido de embarcar quando realizar o seu check-in no aeroporto, obrigando-o a entrar em contato com a LATAM para reemissão do bilhete poucas horas antes da viagem, ou, até mesmo, comparecer no aeroporto após encerrado o embarque.
Assim, buscamos alertar nossos leitores do cuidado que se deve ter ao emitir bilhetes com a LATAM Pass para voar com a Qatar.
E você, leitor, já percebeu alterações nos horários dos seus voos com a Qatar em bilhetes emitidos pelo programa LATAM Pass? Nestes casos, já sabia do cuidado que se deve ter em voos da Qatar emitidos com o programa LATAM Pass?
Em caso positivo, entrou em contato previamente com a cia emissora do bilhete e solicitou a sua reemissão? Compartilhe abaixo, nos comentários, a sua opinião.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.