A Argentina registrou o maior déficit turístico da sua história em 2025, com mais de 11 milhões de cidadãos viajando para o exterior. Impulsionados pela valorização do peso, os argentinos escolheram o Brasil como destino principal, somando 3,1 milhões de visitantes até novembro. Enquanto o setor brasileiro celebra a alta de 82,1%, o turismo interno argentino enfrenta desafios econômicos.
Foram-se os tempos em que os brasileiros iam para a Argentina. Agora são os hermanos que estão dando a “volta ao mundo”, especialmente no Brasil. Segundo dados do Indec, o órgão oficial de estatísticas no país, ao longo dos últimos 11 meses de 2025, o país vizinho apresentou déficit no turismo.
Enquanto 4,78 milhões de turistas estrangeiros visitaram a Argentina, 11,19 milhões deles viajaram para o exterior – um saldo negativo de 6,48 milhões de pessoas e também a maior já registrada na história da medição de fluxo das fronteiras.
Com o câmbio “sob controle” e o contexto de um dólar” mais barato” e a valorização do peso argentino, alguns destinos internacionais se tornaram mais atrativos e com preços mais competitivos – como o Brasil, por exemplo.
Brasil tem invasão argentina
Segundo dados do Ministério do Turismo, mais de 9 milhões de estrangeiros visitaram o país de janeiro a novembro deste ano, sendo que 3,1 milhões vieram…da Argentina. O número representa uma alta de 82,1% quando comparado ao mesmo período de 2024.
Se antigamente os brasileiros invadiam cidades como Buenos Aires, Bariloche, Mendoza, etc, chegou a vez dos hermanos conhecerem as belezas naturais do Brasil em diversas cidades, mas principalmente as fronteiriças, como Foz do Iguaçu.
Turismo argentino entra em crise?
Se por um lado é bom que os argentinos viagem mais para fora do país, por outro, o turismo interno ainda é peça chave para a economia, sendo responsável por 1,7% do Produto Interno Bruto (PIB).
Esse percentual é ainda maior se levarmos em conta os serviços e setores que possuem envolvimento direto nas atividades turísticas como a hotelaria, gastronomia, cultura, transportes e atrações.
Para Saber Mais
Para conferir outros destinos que publicamos no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





