A Arábia Saudita, visando a Copa do Mundo de 2034, anunciou a construção do NEOM Stadium, um estádio suspenso único a 350 metros de altura. Com capacidade para 46 mil torcedores, o projeto fará parte da cidade futurista e sustentável The Line (NEOM), sendo acessível apenas por trem de alta velocidade.
Mirando já a sua candidatura na Copa do Mundo de 2034, a Arábia Saudita vai construir o primeiro estádio suspenso, a 350 metros de altura, especialmente para os jogos no país.
O projeto já tem até nome. O NEOM Stadium terá capacidade para receber até 46 mil pessoas e ficará na cidade linear de The Line, que ainda está sendo construída. O empreendimento não será acessível por carro, apenas por um trem de alta velocidade que será capaz de percorrer toda a extensão em apenas 20 minutos.
Sustentabilidade e tecnologia
O NEOM Stadium será alimentado por uma energia renovável, bem como toda a cidade The Line. A cidade consiste em uma espécie de “prédio” em uma linha reta de 170 km, 200 metros de largura e 500 metros de altura.
Ainda que a conclusão completa de The Line esteja prevista para um período de até 50 anos, a primeira fase do complexo deve ser entregue por volta de 2030. O estádio, especificamente, está planejado para ser integrado ao teto da estrutura, destacando-se como um marco arquitetônico que demonstra a fusão entre natureza, tecnologia e esporte.
O estádio por sua vez, deve ficar pronto em 2032, dois anos antes da bola rolar na Copa do Mundo. A expectativa é a de que cerca de 9 milhões de pessoas possam viver ali.
O dono e clube mandante desse estádio tão “futurístico” será o Neom Sports Club. A equipe subiu para a elite do futebol saudita no ano passado e é financiada pelo Fundo Saudita (PIF), que também é administrador de times como Al-Hilal, Al-Nassr e Al-Ittihad.
O NEOM Stadium é apenas um dos 15 estádios que a Arábia Saudita propôs para sediar a Copa do Mundo de 2034, um torneio que, pela primeira vez, terá 48 equipes em um único país anfitrião. As sedes propostas se espalham por cinco cidades, incluindo as capitais Riade e Jidá, além de Abha, Al Khobar e a nova cidade de NEOM.
Para Saber Mais
Para conferir outros destinos que publicamos no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





