O apagão cibernético que atingiu o mundo inteiro na madrugada desta sexta-feira (19) comprometeu decolagens e pousos em diversos aeroportos do planeta. As regiões mais afetadas neste sentido foram América do Norte, Europa, Ásia, Oceania e África.
O apagão também gerou problemas em serviços bancários, comunicação, hospitais e serviços de emergência. Isso tudo por conta de uma falha na atualização do sistema Azure, de uma empresa fornecedora de serviços de segurança digital, a CrowdStrike.
Até o início desta manhã, as operações no Brasil continuavam dentro da normalidade, mas já próximo das 11h começaram a ocorrer as primeiras interferências. Veja abaixo o que fazer se você teve algum voo cancelado ou atrasado e as recomendações dos especialistas!
ANAC Pede que Passageiros Façam Check-in Mais Cedo
Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) orientou que todos os passageiros que tivessem voos agendados para esta sexta-feira chegassem mais cedo aos aeroportos para realização do check-in. A entidade afirma estar em comunicação com as companhias aéreas nacionais para avaliar e mitigar possíveis falhas e problemas.
Companhias Devem Arcar com Direitos dos Passageiros
Segundo a especialista em direitos do consumidor, Ana Paula Costa, mesmo que o problema tenha sido ocasionado por uma falha externa, os direitos dos passageiros permanecem protegidos. Em suma, as companhias aéreas devem garantir todos os procedimentos legais, oferecendo suporte imediato e compensação para quaisquer despesas.
“Isso inclui a oferta de alimentação, comunicação e, se necessário, hospedagem. O cliente tem o direito de ser informado claramente sobre a situação e de receber uma compensação proporcional pelos inconvenientes causados”, afirma.
No exterior, particularmente nos EUA e na Europa, companhias aéreas estão enfrentando atrasos e recomendando que passageiros cheguem com antecedência aos aeroportos.
Direitos dos Passageiros
Especialistas em direito do consumidor e a ANAC apontam algumas orientações para os passageiros que enfrentam problemas devido ao apagão cibernético, dentre eles:
- Consultas o site da companhia aérea ou entrar em contato com o serviço de atendimento ao cliente para entender sobre as políticas de cancelamentos e atrasos;
- Dependendo da legislação de cada local, os passageiros têm direito a reembolso total ou parcial do valor da passagem, ou reacomodação em outro voo;
- Caso o voo atrase por mais de 30 minutos ou seja cancelado, o passageiro deve ser mantido informado pela companhia aérea a cada 30 minutos sobre a nova previsão de partida;
- Para atrasos superiores a 4h ou cancelamentos, a companhia deve fornecer reacomodação em um novo voo ou reembolso integral;
- A companhia deve comunicar imediatamente os passageiros sobre possíveis atrasos e cancelamentos, além de oferecer assistência material gratuita;
- A partir de 1h de atraso, a companhia aérea deve fornecer internet e etelefone gratuitos aos passageiros afetados; após 2h, a assistência inclui alimentação (voucher, refeição e lanche); após 4h, o passageiro terá direito a hospedagem e transporte ida e volta;
- Em caso de seguros viagem, consulte se o seguro contratado oferece compensações para despesas imprevistas decorrentes de cancelamentos ou atrasos de voos;
- Mantenha todos os comprovantes de despesas adicionais guardados com você;
- Em caso de não cumprimento das obrigações, os passageiros afetados devem tentar resolver o problema, primeiramente, com o SAC da companhia aérea, podendo evoluir para uma reclamação no site Consumidor.gov.br e, em último caso, acionar o Procon para buscar a reparação judicial
Azul Tem Voos Atrasados
No Aeroporto Internacional de Viracopos, 24 decolagens e 15 pousos da companhia Azul sofreram atrasos devido ao apagão cibernético. Segundo a concessionária que administra o aeroporto (Aeroportos Brasil Viracopos), a falha provocou instabilidade no sistema de check-in e foram acionados planos de contingência para minimizar possíveis danos.
“Azul informa que os Clientes receberão toda a assistência necessária, conforme prevê a Resolução 400 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Companhia lamenta eventuais transtornos causados aos clientes”, disse em nota. A recomendação é chegar cedo ao aeroporto e se dirigir ao balcão de atendimento da companhia.
Galeão e Guarulhos Também Registram Atrasos
O aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro, e o Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, afirmaram estar com problemas pontuais nas operações de check-in de algumas companhias aéreas como a Azul e a JetSmart, o que tem causado filas e atrasos de voos.
Com informações de G1, E-investidor e Exame.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.