A LATAM vive um dos momentos mais marcantes de sua história recente. Após atravessar anos desafiadores e passar por uma reestruturação profunda, a companhia aérea dá sinais claros de que entrou em uma nova fase. Com novo modelo de operação e um planejamento estratégico bem estruturado, a LATAM reforçou sua eficiência, retomou a rentabilidade e agora avança com ousadia em sua malha aérea, tanto no Brasil quanto no exterior.
Nos últimos meses, temos acompanhado inúmeras notícias positivas. São divulgações de indicadores de resultados, prêmios e maior receptividade do mercado. Além disso, a LATAM tem feito anúncios recorrentes de ampliações de rotas, aumento de frequências para rotas já em operação, além de reaberturas de bases. Este movimento consolida a companhia cada vez mais na América do Sul, no Brasil e direciona para objetivos mais ambiciosos. Posicionar-se como a companhia aérea de referência nas Américas!
Com base nas notícias que temos acompanhado, a LATAM claramente está em um novo ciclo, ganhando cada vez mais destaque em comparação a suas concorrentes brasileiras, GOL e Azul. São investimentos e retomadas de operações de rotas domésticas, expansões internacionais com foco na América Latina e EUA, e também avanços em destinos na Europa. Um panorama completo do que promete ser um ano decisivo para a presença da LATAM no cenário global.
Expansão de Rotas Doméstica: LATAM Amplia Presença em Todo o Brasil
A LATAM tem ampliado consideravelmente sua conectividade aérea nacional. A companhia reforçou não apenas rotas já consolidadas, mas novos destinos, incluindo retornos a aeroportos estratégicos, como o Aeroporto de Viracopos (VCP), em Campinas. As ações são reflexo de uma estratégia clara de crescimento sustentável e maior capilaridade pelo território brasileiro.
Entre os movimentos mais relevantes, estão: dois novos destinos no Mato Grosso do Sul, com voos diretos do Aeroporto de Guarulhos para Bonito e Dourados. Esse movimento ampliou a presença da companhia na região Centro-Oeste, além de favorecer o impulsionamento do turismo e negócios na região. Nova rota para Parnaíba, no Piauí, a partir de Fortaleza, fortalecendo a integração regional e a Rota das Emoções.
Além disso, a LATAM comunicou ajustes estratégicos de malha, que passam a priorizar os grandes centros urbanos e o uso das aeronaves Airbus A320 para ampliar a frequência em rotas de alta demanda. O foco em cidades com maior volume de passageiros, segundo o CEO Jerome Cadier, representa um realinhamento importante da operação nacional.
A LATAM ainda recentemente aumentou de frequências seis de suas rotas domésticas. As novas operações tiverem início no mês de abril, com destaque para a região Nordeste. As rotas que ganharam reforço são:
- São Paulo/Congonhas e Fortaleza: de 20 para 27 voos semanais
- Fortaleza e São Luís: de 7 para 10 voos semanais
- Fortaleza e Teresina: de 7 para 11 voos semanais
- Brasília e Palmas: de 7 para 10 voos semanais
- Brasília e São Luís: de 7 para 10 voos semanais
- Rio de Janeiro/Galeão e Porto Alegre: de 14 para 17 voos semanais
No total, o aumento dessas operações adicionará cerca de 6 mil assentos por semana ao mercado doméstico. Esse conjunto de ações confirma a aposta da LATAM na malha nacional como base sólida de seu crescimento, reforçando a conectividade entre capitais e regiões de alto potencial econômico e turístico.
Expansão na América do Sul: LATAM Reforça Rotas para Argentina e Chile
Além da malha doméstica no Brasil, a LATAM também vem ampliando sua atuação na América do Sul. Os destinos, Chile e Argentina, têm recebido uma atenção especial por parte da companhia. A LATAM busca nesses dois países explorar ao máximo a demanda crescente por conexões regionais, para além das capitais, e o apelo turístico dessas rotas.
Chile – Liderança e Novas Rotas
No Chile, a LATAM lidera as operações. Apenas nos meses de janeiro e fevereiro de 2025, a empresa aumentou em 50% o número de voos entre o Brasil e país, totalizando quase 2,5 mil operações. Dois destaques dessa ampliação foram as rotas Rio de Janeiro/Galeão e Santiago (aumento de 20 para 40 voos semanais) e Florianópolis e Santiago (aumento de 9 para 20 voos semanais).
No ano passado, por exemplo, a LATAM também inaugurou três novas rotas que ampliaram o alcance da empresa no eixo Brasil-Chile:
- Brasília e Santiago
- Fortaleza e Santiago
- Recife e Santiago
Essas operações se somaram a outras seis rotas já solidificadas entre os dois países.
Argentina – Mais Cidades Conectadas e Expansão no Verão
A LATAM também vem reforçando sua operação na Argentina, apostando em novas rotas diretas e no fortalecimento de mercados regionais estratégicos. Em 2025, a companhia anunciou:
- Nova rota entre São Paulo/Guarulhos e Córdoba, que terão frequência diária a partir de outubro
- Novo rota entre São Paulo/Guarulhos e Rosário, com três voos semanais
- Aumento na operação para Buenos Aires, que seguirá com até 4 voos diários para o Aeroparque (AEP) e até 3 diários para Ezeiza (EZE)
Além disso, a empresa confirmou a continuação dos voos entre o Rio de Janeiro/Galeão e Buenos Aires até março de 2026. Essa linha, que encerraria as operações em agosto de 2025, continuará com cinco voos semanais na baixa temporada e até 12 voos por semana durante o verão.
Caribe e Estados Unidos – Novas Rotas e Expansões
A LATAM começa a explorar mais suas conexões entre América do Sul e Caribe. Recentemente, a companhia anunciou uma nova rota para Curaçao, nas Antilhas Holandesas. A partir de 2 de dezembro de 2025, a empresa vai operar três voos semanais entre Lima e Curaçao, utilizando aeronaves Airbus A319 e A320.
Embora, a nova rota não tenha saída do Brasil, ela será uma porta de entrada importante para brasileiros ao destino caribenho, pois torna-se uma alternativa à única rota direta atual, operada pela Azul, que liga Belo Horizonte a Curaçao.
Ao fortalecer ainda mais seu hub internacional, no Peru, a LATAM espera que passageiros do Brasil e de outros países da América do Sul possam chegar a Curaçao por meio de conexões em Lima. Isso aumenta a oferta de assentos e torna maior a possibilidade de boas emissões para o destino com milhas LATAM Pass.
Presença na Europa – Brasil Ganha mais Voos para Itália
A Itália segue como um dos mercados mais importantes para a LATAM na Europa, tanto pela forte demanda turística quanto pelo fator histórico-cultural, já que o Brasil abriga uma das maiores comunidades de descendentes de italianos fora da Europa.
Para atender ao crescimento da demanda, a companhia anunciou um aumento de 27% na oferta de voos para a Itália a partir de junho de 2025. As mudanças preveem:
- Ampliação da rota São Paulo/Guarulhos – Milão, que passará de 6 para 7 voos semanais;
- Ampliação da rota São Paulo/Guarulhos – Roma, de 5 para 7 voos semanais a partir de julho.
Essas operações serão realizadas com aeronaves Boeing 787-9, com 300 assentos ou com Boeing 777, que acomoda até 410 passageiros.
Resultados e Investimentos para Modernização
Com a maior malha aérea da sua história no Brasil, a LATAM se mantém como a companhia que mais investe no país. Só em 2025, a previsão é de um crescimento de até 8% na oferta doméstica de assentos. Como resultado, a empresa segue liderando o mercado doméstico brasileiro desde 2021 e, no cenário internacional, conecta o país a vários aeroportos no exterior, com 23,6% de participação no setor, segundo a ANAC.
A frota também vem crescendo: foram 25 aeronaves novas desde 2023, além da inauguração da Escola LATAM, um programa voltado à formação de profissionais da aviação. Ademais, cada vez mais a companhia busca se aproximar de concorrentes no que se refere a modernização e oferta de conforto e experiência em seus voos.
Neste ano, A LATAM estreou sua nova classe executiva Premium Business nos voos de longa distância para os Estados Unidos. A nova classe executiva oferece mais privacidade com portas deslizantes e layout 1-2-1 com assentos Recaro R7. A novidade entrou em operação no dia 6 de maio na rota entre Santiago e Miami, a bordo de aeronaves Boeing 787-8 Dreamliner já adaptadas.
A nova cabine faz parte de um investimento de US$ 360 milhões que prevê a modernização de 24 das 37 aeronaves do modelo até 2026. A LATAM também planeja expandir o serviço para outras rotas internacionais, incluindo voos para Los Angeles e Nova York.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





