A partir de agora, viajantes que chegam ao Brasil, cidadãos ou estrangeiros, não serão mais obrigados a apresentar teste negativo de COVID-19 ou então carteira de vacinação. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) eliminou as exigências que vinham sendo mantidas desde a pandemia.
A Anvisa anunciou o fim das exigências após a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretar o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Internacional em relação à Covid-19, no início de maio.
A Anvisa afirma que:
“Esse cenário possibilitou a determinação de que a Covid-19 é agora um problema de saúde estabelecido e contínuo, não constituindo mais uma ESPII (OMS, 2023c). Desta forma, o Brasil deixa de exigir de viajantes de procedência internacional a comprovação vacinação contra a Covid-19 ou apresentação de resultado negativo de teste, bem como da implementação pelos administradores de terminais de passageiros e operadores de meios de transporte de medidas de prevenção e mitigação da doença.”
Ainda que as exigências relativas à COVID-19 tenham sido retiradas, a Anvisa recomenda em nota que as medidas farmacológicas como higienização das mãos, as etiquetas respiratórias (como cobrir boca e nariz ao espirrar, uso de máscaras em caso de suspeita de gripe e evitar viajar em caso de suspeita da doença ainda sejam mantidas.
Clique aqui para ler a nota da Anvisa na íntegra.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.