A pré-operação do Aeromóvel, o trem que ligará os terminais do Aeroporto de Guarulhos, foi anunciada para este mês de janeiro, com o sistema que liga a Linha 13-Jade aos terminais do aeroporto pronto, mas aguardando a certificação final. A inauguração oficial ainda não tem data definida, enquanto a obra enfrenta atrasos devido a problemas de construção e implantação da tecnologia.
Temos escrito alguns artigos acompanhando a evolução do projeto (ou melhor, da novela, e daquelas mexicanas!) do Aeromóvel de Guarulhos como. E nesta semana tivemos notícias de mais um capítulo deste processo: a pré-operação será feita neste mês de Janeiro.
A afirmação, segundo a CPTM, veio da parte do próprio fabricante do People Mover, a Aerom, que em entrevista ao jornal Folha de São Paulo, afirmou que o sistema que ligará a Linha 13-Jade aos três terminais do aeroporto “está entregue”, embora seja preciso aguardar a conclusão do processo de certificação.
Apesar disto, a tão aguardada data de inauguração do trem entre os terminais do Aeroporto de Guarulhos, ainda não foi definida. Mas ao menos temos o consolo desta notícia: de que, a partir das primeiras semanas de janeiro, o sistema fará uma pré-operação..
A Aerom é uma empresa gaúcha e lidera o consórcio AeroGRU, formado pelas empresas AEROM, HTB, FBS e TSINFRA. O consórcio é responsável por fornecer uma solução 100% automatizada para transporte de passageiros entre os terminais e o trem Metropolitano, de forma sustentável e segura.
Alguns meses atrás, Marcus Coester, o CEO da Aerom, informou a previsão para a conclusão do Aeromóvel: outubro/2024! Óbvio que foi um grande equívoco. E o pior é que, nas últimas semanas, foram raras as aparições dos três veículos recebidos executando testes.
A afirmação é de que a obra está praticamente pronta, faltando apenas alguns itens e equipamentos.
O jornal consultou ainda a ANAC, Agência Nacional de Aviação Civil, que é a responsável pela supervisão do projeto (que foi financiado pelo Governo Federal), a qual informou que segue acompanhando a implantação do investimento por meio de relatórios, reuniões e visitas técnicas a fim de buscar os esforços necessários para a conclusão das obras com agilidade, qualidade e presteza.
A Agência informou ainda que este atraso está relacionado a problemas na construção, assim como à implantação da tecnologia – fato este que poderá ter como resultado, uma multa aplicada à GRU Airport, que é a concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Guarulhos, além de ser a responsável pela implantação perante o governo.
O Aeromóvel terá quatro estações ao longo de seus 2,7 quilômetros de extensão. Sua capacidade de transporte será para até 2 mil passageiros por hora, em cada direção.
O tempo total estimado, tanto de espera como de viagem, é de 6 minutos. O People Mover contará em sua frota com três veículos, sendo que cada um deles será composto por dois carros. O trem substituirá o atual sistema de ônibus que liga a estação de trem CPTM aos terminais do Aeroporto de Guarulhos.
O Aeromóvel constitui-se de um sistema automatizado de transporte, com uma tecnologia que faz uso de veículos movidos a ar, operados sobre trilhos elevados. Para movimentar o Aeromóvel é utilizado ar comprimido. Este ar é empurrado através de dutos, com a ajuda de um ventilador ou um compressor localizado em cada estação. Este processo resulta num diferencial de pressão, o que faz com que os veículos se movimentem.
A ansiedade pela sua inauguração é enorme, porque ele virá em substituição a um precário serviço de ônibus, cujos intervalos e tempo de viagem têm sido grandes e inconstantes além de desconfortáveis para os passageiros.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.