Você que planeja visitar Angra dos Reis, saiba que, agora, o município anunciou uma nova taxa para turistas. A Taxa de Turismo Sustentável (TTS) entra em vigor para equilibrar o turismo com a preservação do meio ambiente.
Desde o início de 2026, quem chega de transporte coletivo ou cruzeiro deve pagar, e o valor varia conforme o destino dentro da cidade. Taxas voltadas à sustentabilidade têm se tornado cada vez mais comuns, e com essa decisão, Angra dos Reis parece seguir um curso natural.
Como funcionará a nova cobrança
Diferente de uma tarifa diária, a taxa funciona como um passe válido por até sete dias. Em 2026, os valores foram reduzidos: cerca de R$ 23,75 para o continente e R$ 47,50 para quem vai à Ilha Grande.
O pagamento pode ser feito em totens digitais ou pelo app “Angra Viva”, pelo turista ou pela agência, antes do desembarque. Depois da primeira semana, uma pequena tarifa diária extra é cobrada.
Isenção de cobrança para casos específicos
Com o anúncio da nova taxa para os turistas em Angra dos Reis, a prefeitura adotou medidas para não prejudicar a economia local nem os moradores. Moradores e seus familiares próximos estão isentos, assim como crianças de até 12 anos, idosos e pessoas com deficiência.
Além disso, pensando em quem já tinha viagens planejadas, há uma regra de transição para aqueles com férias marcadas até 31 de dezembro de 2025, protegendo orçamentos fechados antes da virada de 2026.
Por fim, a prática de Angra dos Reis, como já mencionado, se alinha a outras taxações implementadas nos últimos anos em destinos como Porto Seguro, Bonito e Guarujá, entre outros.
Apesar de a justificativa ser válida, há o outro lado da moeda. Com vários destinos adotando taxas ambientais, os turistas podem se sentir desestimulados, fazendo com que esses lugares acabem sendo riscados do radar de quem viaja.
Para Saber Mais
Para ler outros notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





