A American Airlines e a Starlux Airlines, companhia aérea com sede em Taipei, acabam de firmar um acordo de interline que permitirá aos passageiros realizar reservas combinando voos operados por ambas as empresas, com transferência automática de bagagem entre os trechos.
O novo acordo facilita conexões entre os voos das companhias e sinaliza possível aproximação com a aliança Oneworld. Trata-se de um passo importante para quem viaja entre Ásia e América do Norte. Além de facilitar conexões e simplificar o despacho de bagagens, o movimento reforça a aproximação da companhia taiwanesa com o ecossistema da Oneworld. Resta saber se esse alinhamento evoluirá para uma adesão oficial – e se encontrará apoio dentro da própria aliança.
Acordo Interline American Airlines e Starlux
Por meio do interline, passageiros poderão reservar itinerários com trechos da American Airlines e da Starlux em uma única passagem. Além da facilidade na compra, a bagagem será despachada diretamente até o destino final, como ocorre com parceiras de aliança.
No entanto, o acordo ainda não contempla acúmulo ou resgate de milhas AAdvantage em voos da Starlux, tampouco o reconhecimento de status elite. Isso só aconteceria com uma parceria mais ampla ou com a eventual entrada da companhia asiática na aliança Oneworld.
A entrada da Starlux na aliança vem sendo especulada há algum tempo. No entanto, não sabemos se com este atual acordo aumentarão as chances da companhia fazer parte da aliança. Ao que parece as especulações ganham espaço nos bastidores.
Starlux em Expansão nos EUA
A Starlux é conhecida pelo serviço de alto padrão, especialmente em rotas transpacificas. Atualmente, opera voos partindo de Taipei para hubs americanos como Los Angeles (LAX), San Francisco (SFO), Ontário (ONT) e Seattle (SEA) – este último, principal base da Alaska Airlines, parceira da American na Oneworld.
Como parte da expansão, a companhia confirmou que passará a voar para o hub da American Airlines no Aeroporto de Phoenix (PHX) a partir de 15 de janeiro de 2026.
Isso permitirá novas conexões, como sair de cidades como Austin ou Nova Orleans, fazer escala em Phoenix e seguir para Taipei com a Starlux.
Aproximação com a Oneworld?
Embora o acordo com a American Airlines ainda seja limitado, ele fortalece o movimento iniciado pela Starlux em direção à Oneworld. A companhia já anunciou oficialmente a intenção de solicitar adesão à aliança até o final de 2025. Esse caminho faz sentido no contexto competitivo de Taiwan, onde as outras duas grandes companhias (China Airlines e EVA Air) pertencem, respectivamente, à SkyTeam e à Star Alliance.
A Starlux, portanto, posiciona-se como a candidata natural à terceira grande aliança global. Sua parceria com a Alaska Airlines e, agora, o acordo com a American, mostram avanços nesse sentido.
No entanto, um entrave importante está no caminho: o direito de veto dos membros fundadores da Oneworld. A Cathay Pacific, baseada em Hong Kong e tradicional parceira da aliança, pode representar um obstáculo à entrada da Starlux.
Em razão de uma potencial sobreposição e competição pelos mercados asiáticos, considerando também a proximidade geográfica, é possível que a Cathay não se apresente em favor da Starlux. Lembrando que no passado houve situação semelhante a partir da intenção da China Southern em se juntar a Oneworld. Isso possivelmente pesou na decisão de não adesão da companhia
Ainda assim, o cenário atual da aviação mudou bastante após a pandemia, e parcerias outrora impensáveis hoje parecem viáveis. Se a entrada oficial não se concretizar, é possível que a Starlux continue avançando por meio de acordos bilaterais, como o interline agora firmado com a American.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





