Em fevereiro de 2023 a LATAM criou o programa Sabor à brasileira, selecionando chefs mulheres de regiões diversas do país para assinar um novo prato durante três meses, com o objetivo de empoderar cada vez mais as chefs mulheres, fortalecendo, assim, seu caráter diverso, inclusivo e multicultural.
Aqui você encontra:
Sabor à Brasileira
O Sabor à brasileira já teve a presença da culinária baiana e mineira. Agora chegou a vez da culinária amazonense e a chef convidada é Débora Shornik com sua famosa Amazônia Encantada. Passageiros de todas as cabines, Premium Business, Premium Economy e Economy, de voos internacionais de longa distância (superior a 7 horas) partindo do Brasil, terão a oportunidade de experimentar essa iguaria (almoço e jantar).
Antes da chef Débora, tiveram lugar no Sabor à brasileira duas chefs especialíssimas:
- Nara Amaral – A chef baiana foi quem inaugurou o programa dando a oportunidade aos passageiros de conhecer seu Baião de Dois ao Mar durante os meses de fevereiro, março e abril.
- Manuelle Ferraz – Manuela foi a escolhida para apresentar sua Galinhada das Deusas durante os meses de maio, junho e julho.
A Débora Shornik
Ao contrário do que podemos pensar, Débora Shornik não nasceu na Amazônia! Ela nasceu e foi criada em São Paulo. Mas, com o passar do tempo, descobriu a Amazônia e a escolheu para viver, desenvolver e produzir seus pratos. Ela comanda o Restaurante Caxiri que fica bem ao ladinho do lindo Teatro Amazonas. O menu oferece pratos da culinária amazônica, produzidos com ingredientes orgânicos de família produtoras locais. Além do pirarucu, estão presentes em seus pratos o Tambaqui e Matrinxã.
Amazônia Encantada
Amazonia Encantada da chef Débora Shornik – crédito: bol.uol.com.br
Sendo um prato amazonense, obviamente o ingrediente principal é um peixe e, nesse caso, o pirarucu foi o escolhido. Ele é grelhado e vem acompanhado por legumes da estação, feijão manteiguinha, um creme especial além de uma farofa com especiarias amazônicas.
Em linhas gerais, o prato é preparado da seguinte forma: inicialmente o pirarucu permanece numa marinada especial para tomar o sabor das especiarias. Dentre os legumes utilizados estão: abóbora regional, tomate cereja, cenoura, cebola, etc. Eles são assados individualmente de acordo com sua consistência e tempo de preparo, levando especiarias regionais. Já o feijão leva cebola caramelizada e abóbora. Bem diferente! O creme especial é feito, dentre outros ingredientes, com iogurte natural, acentuando seu toque ácido. A farofa leva castanha, erva-doce, coentro e outros segredinhos da chef Débora.
Complementando o cardápio, a carta de vinhos oferecida pela Latam foi elaborada por Héctor Vergara, que é nada menos do que o único Master Sommelier da América Latina. Após analisar 500 opções, formulou uma carta de vinhos com o objetivo de realçar de forma única os sabores da América do Sul.
Parabéns à Latam por esta iniciativa de valorizar nossa chefs brasileiras!
Mais informações sobre A LATAM como destinos, etc., clique aqui.
E você, o que achou no novo menu da Latam?
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.