Durante este verão, a expectativa é de que novas vagas serão criadas no mercado de trabalho. E o setor de turismo, que engloba 57 segmentos diretos da economia, além de muitos outros indiretos, não fica fora desta tendência. O governo anunciou que a alta temporada prevê a criação de 76.5 mil novos empregos no Brasil.
Conforme comunicado da Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo, o setor deve gerar por volta de 76.5 mil novos empregos. Segundo o que foi dito, desde 2015 este é o melhor resultado para o período. O segmento que lidera as contratações é o da alimentação, abrindo 54,2 mil vagas. O segundo, é o setor de transportes, com 10,6 mil novos postos. O salário médio de admissão deverá ser de R$ 1.842. Os dados são da CNC, Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.
Atualmente o setor de Turismo emprega 3,51 milhões de trabalhadores formais, o que representa um crescimento de 7,9% se compararmos ao período pré-pandemia. Celso Sabino, o ministro do Turismo, destaca,
Estamos seguindo a orientação do presidente Lula de trabalhar pensando na geração de novas oportunidades de emprego e renda, promovendo a inclusão social do nosso povo. Os recentes números do turismo confirmam que estamos no caminho certo e que nosso setor reúne todas as condições para alavancar a economia do nosso país.
Somente no período entre outubro de 2023 a setembro de 2024, o setor do turismo contratou 200.386 pessoas com carteira assinada. Isso representa mais de 10% do total de vagas abertas nos diversos segmentos do país, que gerou um total de 1.839.418 novas vagas durante o período.
O responsável pelo estudo, o economista da CNC Fabio Bentes, afirmou que o setor mantém uma trajetória ascendente.
As projeções indicam um impacto positivo contínuo do turismo na economia. As contratações nos setores de alimentação, transportes e hospedagem refletem essa recuperação e o crescimento sólido que vem se consolidando, além de melhorias salariais que elevam as condições de trabalho.
Mas não basta criar novas vagas de trabalho se não houver candidatos capacitados para ocupá-las. Neste sentido, o Ministério do Turismo, seguindo o Plano Nacional de Turismo, disponibiliza cursos de qualificação neste setor, visando o aprimoramento profissional dos trabalhadores. Estes cursos são destinados a profissionais da cadeia produtiva do turismo, além de outras pessoas que queiram ingressar no setor e o objetivo é propiciar a geração de empregos, contribuir para a redução das desigualdades sociais e econômicas, contribuir para a promoção da inclusão social, além de gerar uma melhor distribuição de renda.
Em termos de projeção de faturamento para o turismo do país, o CNC revela que é esperada uma injeção na economia nacional na casa de R$ 157,74 bilhões, isso entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025. Será um crescimento de 1,7%, comparado à temporada passada. É exatamente durante este período que há uma maior movimentação do setor, representando perto de 44% da receita anual. Ou seja, este período é de fundamental importância para a saúde financeira do setor, especialmente para as micro e pequenas empresas.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.