A Airbus avalia colocar assentos de dois andares em aeronaves. A proposta foi feita pela startup Chaise Longue que visa otimizar o espaço na classe econômica e aumentar o conforto dos passageiros. O projeto, que inclui uma cabine com assentos no modelo Chaise Longue e fileiras tradicionais, está em desenvolvimento e pode ser adotado em modelos de fuselagem larga como o Airbus A330.
Os fabricantes de aeronaves estão em constante busca por soluções para a difícil equação Custos X Benefícios. Agora é a vez da Airbus avaliar a proposta da Chaise Longue para a colocação de assentos de dois andares nas aeronaves.
Chaise Longue
A proposta foi lançada pela startup Chaise Longue que é comandada pelo designer e CEO da empresa Alejandro Núñez Vicente. Na verdade, o designer criou este conceito quatro anos atrás, num trabalho para a faculdade em que cursava na época. Mas, agora, sua startup anunciou que está em fase de desenvolvimento desses assentos de aeronaves em dois andares para a Airbus.
Para Alejandro, os assentos de dois níveis significam o futuro da classe econômica nas aeronaves. E tem mais: embora estranha num primeiro momento, a ideia parece estar mais perto de se tornar realidade do que se pensa!
Um representante da Airbus confirmou à CNN Travel que a Chaise Lounge já está no processo de conversações com a Airbus. Porém, nenhum detalhe a mais foi divulgado.
Projeto
Inicialmente a Chaise Longue idealizou este formato de assentos para o avião Flying-V, que foi desenvolvido na Universidade de Tecnologia de Delft. Posteriormente, Núñez Vicente defendeu que o modelo fosse implementado em modelos de médio a grande porte de fuselagem larga como, por exemplo, o Boeing 777 ou o Airbus A330.
Os passageiros poderiam reservar seus assentos na fileira superior ou na inferior. Tanto os viajantes do andar de cima como do andar de baixo ganhariam mais espaço para as pernas – além do apoio para os pés.
Já o nível superior teria a vantagem de possuir “ângulos de reclinação maiores” se comparado ao assento médio de um avião econômico.
Porém, o passageiro do andar de cima teria enorme dificuldade para ficar em pé, porque entre ele e o topo do avião haveria somente 1,5 metro! Mas para crianças pequenas ou, ainda, para quem dorme durante o voo, isso não representaria exatamente um problema.
Como era de se imaginar, Vicente recebeu diversas críticas nas redes sociais. E aproveitou sua presença na Aviation Interiors Expo, em 2024, para responder a elas que o objetivo deste projeto é o de otimizar o espaço para os passageiros. E mais: segundo ele, o benefício que as companhias aéreas viessem a obter com a venda de mais assentos seria apenas um “bônus adicional”….
Mas engana-se quem pensa que a ideia da Chaise Longue se limita à Classe Econômica. Foi criada no ano passado uma versão para a Classe Executiva!
Ainda não é possível afirmar qual cabine a Airbus tem em mente e o quanto o design da marca pode mudar – principalmente considerando as regulamentações da indústria.
A previsão é de que os aviões tenham uma cabine com assentos Chaise Longue no centro, além de fileiras tradicionais ao redor. Enquanto isso, a start-up continua aberta a colaborar com outras empresas de aviação. afirmou o CEO Alejandro Núñez Vicente
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.