O Airbnb anunciou nesta semana que vai passar a cobrar uma taxa de até 2% para conversão de moedas em hospedagens internacionais. Ou seja, caso a sua moeda local seja diferente da moeda do anfitrião, este acréscimo deve ocorrer.
A mudança começa a valer já a partir do dia 1 de abril. A medida eleva a taxa de serviço para hóspedes para 16,5%, sendo que os anfitriões também podem optar por incluir ou não a taxa de limpeza.
“De tempos em tempos, ajustamos nossas taxas para melhor alinhá-las ao valor que oferecemos”, disse a empresa por e-mail aos usuários na quarta-feira.
Novo Termo Aumenta Lucro da Plataforma
A mudança pode gerar um lucro adicional de cerca de US$ 200 a US$ 500 milhões para o Airbnb até 2025, de acordo com especialistas. Ainda segundo os porta-vozes da empresa, a medida não irá afetar a maioria dos turistas, pois a porcentagem de transações em moedas diferentes feitas dentro da plataforma é pequena.
“A atualização da taxa de serviço é um exemplo de como possibilitamos a capacidade de alinhar nossa plataforma com as práticas do setor e não está previsto que afete a maioria de nossos hóspedes, já que as transações em moedas cruzadas representam uma porcentagem menor das reservas”, afirmou Sam Randall, porta-voz do Airbnb.
Durante o ano passado, o CEO Brian Chesky lutou para atrair mais viajantes por meio da acessibilidade, uma vez que o crescimento da companhia chegava a passos lentos no pós pandemia. Agora o foco é mirar em mercado internacionais onde possuem pouca penetração, como América Latina e a região Ásia Pacífico.
A empresa também informou que durante o terceiro trimestre, as reservas internacionais aumentaram 17% em relação ao ano anterior. Vale lembrar que em alguns casos ainda é possível pagar no momento do check-out, com a mesma moeda. Mas será este o melhor caminho?
Com informações de O Globo e Bloomberg.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.