A Air India está perto de fazer um pedido histórico de 500 aeronaves no valor de dezenas de bilhões de dólares da Airbus e da Boeing.
A companhia aérea foi privatizada há cerca de um ano e agora pertence ao Tata Group, está perto de fazer um pedido histórico de 500 aeronaves, incluindo 400 jatos de fuselagem estreita e 100 ou mais de de fuselagem larga, incluindo dezenas de Airbus A350 e Boeing 787 e 777.
A notícia chega em um momento em que a Air India planeja realizar um renascimento ambicioso sob o conglomerado Tata Group. Os proprietários da operadora estão tentando mudar as coisas para melhor e estão obtendo progresso, embora, como seria de esperar, a transformação não acontece da noite para o dia.
Se a notícia realmente for verdadeira, essa negociação será uma das maiores do mundo e pode colocar a Air India de volta ao mapa global.
No que diz respeito as aeronaves de fuselagem larga, espera-se que o pedido inclua dezenas de Airbus A350, Boeing 787 e até o Boeing 777. Enquanto que, para as aeronaves de fuselagem estreita, o Boeing 737 MAX é o avião que a Air India está mais interessada.
Em relação ao valor da compra destes aviões, o negócio pode valer muitas dezenas de bilhões de dólares. O maior pedido de aeronaves da história havia sido da American Airlines há cerca de uma década, quando a companhia aérea encomendou 460 aeronaves da Airbus e da Boeing, sendo assim, se este negócio se concretizar a Air India poderá bater esse recorde.
A companhia está passando por uma grande reforma e recentemente anunciou o aluguel de 12 jatos, sendo 6 de fuselagem larga e 6 de fuselagem estreita, para cobrir a demanda do final de ano.
Além disso, a empresa indiana também anunciou a reforma de aviões fora de uso para ajudar a atender novas rotas, tendo um valor investido de 400 milhões de dólares.
Recentemente, o grupo Tata fez um importante anúncio sobre a fusão da Vistara e da Air India, na qual a Singapore Airlines manterá uma participação de 25% na Air India. O acordo deverá entrar em vigor em março de 2024, após aprovações regulatórias governamentais.
Para contextualizar a escala do pedido de aeronaves, a Air India e a Vistara possuem juntas 218 aviões. Isso torna a empresa a maior companhia aérea internacional da Índia e a segunda maior companhia aérea doméstica, atrás apenas da IndiGo.
Visando a recuperação da companhia, o Grupo Tata parece está fazendo uma grande aposta na transformação da empresa. Como visto, a Air India poderá ter uma frota moderna e um produto mais competitivo.
A questão é se a cultura da empresa mudará, em termos de serviço, confiabilidade, etc…
Se a Air India puder realmente se transformar em uma companhia aérea boa e lucrativa, pode ser apenas a maior história de reviravolta de uma companhia aérea de todos os tempos. Mas isso ainda é um grande “se’, ao menos por enquanto.
Para saber mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.