A Air India deu início ao seu programa de retrofit da frota widebody, começando pelos Boeing 787-8, e acelera a atualização dos narrowbodies A320neo. O programa, avaliado em US$ 400 milhões, busca elevar a experiência a bordo e aumentar a confiabilidade operacional das aeronaves mais antigas da frota
Retrofit dos widebodies: Boeing 787-8
Em julho de 2025, o primeiro B787-8 (VT-ANT) partiu para a instalação da Boeing em Victorville, Califórnia, nos Estados Unidos, para iniciar o retrofit. Um segundo avião seguirá para o mesmo local em outubro, com previsão de retorno em dezembro. Ao todo, 26 aeronaves passarão pelo programa, que deve ser concluído até meados de 2027.
O retrofit inclui:
-
Instalação de interiores em configuração de três classes (executiva, premium economy e econômica)
-
Novos assentos, sistemas de entretenimento de bordo, carpetes, cortinas, revestimentos, lavatórios e galleys
A partir de 2027, 13 Boeing 777-300ER também passarão por atualização, com conclusão prevista para outubro de 2028, após ajustes devido a atrasos na cadeia de suprimentos.
Além da atualização estética, as 26 unidades do B787-8 serão modernizados em seus sistemas de aviônicos e componentes críticos, seguindo os padrões mais recentes da indústria. Sete aeronaves passarão por manutenção pesada (D-checks) em Victorville, visando garantir a excelência operacional da frota a longo prazo.
Retrofit dos narrowbodies: A320neo
O programa de retrofit dos 27 A320neo da Air India, iniciado em setembro de 2024, está próximo da conclusão, prevista para este mês de setembro. A adição de uma terceira linha de manutenção na GMR MRO em Hyderabad acelerou o processo.
Até o momento, 16 aeronaves foram atualizadas, com a 16ª programada para retornar ao serviço em 11 de agosto de 2025. Os A320neo retrofitados estão sendo progressivamente alocados em rotas domésticas e internacionais de curta distância.
Para saber mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.





