Se há uma questão controversa no mundo das viagens aéreas é esta: É certo ou errado levantar-se assim que o avião aterrissa?
Bom, tem gente que jura de pés juntos que o melhor é levantar-se assim que o avião pousa e as luzes de apertar os cintos se apagam. Outros, permanecem sentados olhando com aquela cara de reprovação pros apressadinhos!
Bom, para sermos justos, vamos apresentar aqui os argumentos dos dois lados. Depois disso, você decide se levanta ou não!
Aqui você encontra:
Argumentos a Favor
Gary Leff, do Inside Flyer, defende que os passageiros se levantem assim que a aeronave pousar, pelo fato principal de que isso beneficiará não só o próprio passageiro, mas também seus companheiros de viagem. Loucura? Veja seus argumentos a seguir!
1. Preparar-se para desembarcar, inclusive tirar suas coisas dos compartimentos, acelera o processo de saída
Ele lembra que vários passageiros têm pouco tempo para fazer suas conexões. Sendo assim, quanto mais rápido saírem, menos stress irão passar. Além disso, quanto mais cedo a aeronave for esvaziada, mais tempo a equipe de limpeza terá para fazer seu serviço, preparando o avião para o próximo voo. Isso resultará, segundo Leff, em ganhos para a companhia aérea, pois o tempo será otimizado e, consequentemente, os custos serão reduzidos.
2. Levantar-se assim que o avião pousa, demonstra respeito e consideração pelo passageiro do assento do meio
Muitas vezes, as pessoas que ficam nos assentos do meio evitam, até mesmo, ir ao banheiro para não incomodar quem está a seu lado. Se o passageiro do assento do corredor se levantar rápido, quem está no meio poderá se levantar e, no mínimo, esticar as pernas. E , como num efeito dominó, o passageiro da janela poderá esticar os braços sem incomodar ninguém.
3. Já que você ficou sentado um tempão, super desconfortável, por que não levantar-se o mais rápido possível?
Ele lembra que vivemos numa época de redução de custos por parte das companhias aéreas. E isso inclui redução na grossura das espumas dos assentos, o que os torna mais desconfortáveis. Então, quanto mais rápido dermos uma trégua para nossa pobre coluna, melhor!
Leff ainda menciona um ponto levantado por Kevin Dahstrom: Algumas pessoas são aceleradas de nascença! Enquanto outras, têm um ritmo mais lento. Mas não é justo, segundo ele, que as aceleradas diminuam seu ritmo por causa de outros mais vagarosos.
Argumentos Contra
Ben Schlappig, do site One Mile at a Time, que gosto muito por sinal, escreve alguns argumentos contrários a esta pressa toda para se levantar assim que a aeronave pousa. Vamos a eles:
- Visto que os corredores das aeronaves são bem pequenos, não há espaço suficiente para que os dois passageiros dos assentos do corredor fiquem em pé simultaneamente. O corredor de um Boeing 737, por exemplo, tem 45,72 centímetros de largura. Bem pequeno mesmo! Sem falar nas bagagens de mão.
- É óbvio que você deve juntar seus pertences antes de desembarcar, mas não há razão para fazer isso 10 minutos antes de conseguir se movimentar (que é, em média, o que um passageiro sentado na parte de trás da aeronave leva para começar a desembarcar).
- Na ânsia por tirar seus pertences, Ben diz já ter presenciado inúmeras pessoas sendo atingidas na cabeça por passageiros tentando tirar sua bagagem do compartimento superior.
- Ben não vê sentido nem prazer das pessoas ficarem vários minutos em pé, umas em cima das outras, suadas, respirando no cangote alheio e, no geral, com uma dose pequena de educação.
A conclusão a que chega Ben Schlappig, entendo ser bastante coerente e ponderada: Para ele, no mundo ideal, acho que as pessoas se levantariam quando essas várias fileiras à frente estão se levantando, e não antes. Isso deixaria o máximo de espaço no corredor para a movimentação, de maneira que todos pudessem seguir seu caminho de maneira segura e oportuna.
Mas o que mais gostei da opinião dele foi: como não vivemos no mundo ideal, quer você prefira levantar assim que a aeronave pousar, quer prefira ficar sentado até que as pessoas da sua frente começarem a sair, faça isso com gentileza e educação! (o que, convenhamos, deveria valer para tudo na vida!)
Ben cita ainda duas regras básicas:
- Seja 15, 10 ou 5 minutos antes, certifique-se de pegar tudo o que é seu dos compartimentos, seja do superior, do bolso atrás do assento da frente ou do chão. Isso evitará que você pare o trânsito de quem estiver atrás de você.
- Respeite as orientações dadas pela tripulação quanto à ordem de desembarque.
E você, se levanta assim que o avião pousa ou espera até que as pessoas da frente comecem a sair?
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.