A Zurich Airport Brasil implantou nos aeroportos de Florianópolis e Vitória um sistema que fornece energia elétrica de fontes renováveis para as aeronaves em solo.
Essa ação está de acordo com o compromisso de redução das emissões de gases de efeito estufa e com as estratégias de ESG – práticas empresariais que priorizam a sustentabilidade, responsabilidade social e transparência – da indústria da aviação.
Energia de Fontes Renováveis
Os novos equipamentos garantem que a parte elétrica e o ar-condicionado dos aviões em solo funcionem apenas com a energia fornecida pelo aeroporto. Essa energia é adquirida no Mercado Livre de Energia e certificada com o I-REC (Certificado Internacional de Energia Renovável).
Antes disso, era necessário usar geradores externos a diesel ou acionar a turbina a querosene do próprio avião, para manter o funcionamento. Com essa substituição planeja-se reduzir a emissão de cerca de 1.300 toneladas de CO2 por ano no terminal de Florianópolis e 1.200 toneladas anuais, no Aeroporto de Vitória.
O grupo suíço investiu R$ 21 milhões para instalar o sistema nas dez pontes de embarque de Florianópolis e nas seis pontes do terminal da capital capixaba. Até o final deste ano, o sistema chegará ao Aeroporto Internacional de Natal, com um novo aporte de quase R$ 6,8 milhões.
“Para sermos efetivos na contribuição com a agenda climática precisamos transformar em ações nosso compromisso com o meio ambiente. O importante investimento feito pela Zurich Airport Brasil nesse projeto reforça a prioridade do tema para a empresa e representa um grande avanço na nossa estratégia de ESG,” destaca Ricardo Gesse, CEO da Zurich Airport Brasil.
O programa conta com a adesão das principais companhias do país: Azul, Gol e Latam. Nesse sentido, as companhias firmaram contrato com a administradora aeroportuária para usar o serviço desde o início do funcionamento. O projeto tem o apoio da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear) e Associação Brasileira de Aeroportos (ABR).
Como resultado desta e de outras ações desenvolvidas para contribuir com o meio ambiente, os aeroportos do grupo foram reconhecidos com importantes prêmios de sustentabilidade. Tanto Florianópolis quanto Macaé são, atualmente, os aeroportos mais sustentáveis do país em suas categorias, de acordo com o Prêmio Aeroportos Sustentáveis da ANAC. Em nível internacional, os três aeroportos operados pela Zurich alcançaram o nível 2 (Nível Redução) da certificação Airport Carbon Accreditation (ACA), concedido pela ACI (Airport Council International).
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.