Os aeroportos de Torres e Canela, no Rio Grande do Sul, estão prontos para receber voos regulares, após obras de modernização e melhorias realizadas sob a gestão da Infraero. A entrega oficial dos dois terminais está prevista para o início de dezembro. No entanto, ainda não há previsão das companhias com relação as operações e rotas.
Infraestrutura e Capacidade Operacional
Os investimentos em ambos os aeroportos incluíram melhorias nas pistas de pouso e taxiamento, no pátio de aeronaves e na instalação de equipamentos de navegação, como o sistema PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação de Precisão).
Em Torres, será possível a operação com aeronaves maiores, como o Boeing 737 e o Airbus A320 (aproximadamente 170 passageiros). Já no Aeroporto de Canela, a operação poderá ser feita por meio de aeronaves Grand Caravan (até 9 passageiros) e ATR-72 (até 72 passageiros).
Embora os dois aeroportos tenham recebido a infraestrutura necessária, ainda dependem de homologações finais pela ANAC e da confirmação de interesse das companhias aéreas para iniciar operações regulares.
Expansão do Turismo e Economia
A localização estratégica dos dois terminais é um ponto destacado pelo ministro Milton Zuanazzi. Segundo ele, ambas as localidades possuem atrativos para turísticas que buscam a região.
“Torres está no litoral, pega toda a região do Geoparque, dos Cânions, podendo se tornar uma ligação turística bem interessante, já que juntaria a serra e o mar do Rio Grande do Sul a uma distância bem razoável. Muitas operadoras têm interesse em voos para Torres e depois subir de ônibus para Gramado e Canela.”
Zuanazzi também enfatizou a importância do Aeroporto de Canela para a Serra Gaúcha, um dos principais destinos turísticos do Brasil. O governo do estado planeja implementar um terminal provisório em Canela até que o projeto definitivo seja concluído.
Indefinições Sobre as Operações
Apesar da liberação e da possibilidade de expansão do turismo na região, as principais companhias aéreas do país ainda não confirmaram voos para os novos terminais. Confira a situação de cada uma abaixo:
- AZUL: está com suas operações em Canela suspensas desde junho de 2024, devido ao fechamento temporário do Aeroporto Salgado Filho. Azul monitora constantemente o mercado, mas ainda não há previsão para retomar voos em Canela ou iniciar operações em Torres.
- GOL: afirmou estar sempre atenta às oportunidades no mercado gaúcho, mas, no momento, não tem planos concretos para operar nos dois terminais.
- LATAM: indicou que parcerias comerciais, como um codeshare com a VOEPASS para operar em Canela, dependeriam da análise da outra empresa e não detalhou planos para voar a Torres.
Expectativas para Região
Os dois aeroportos representam um marco para o desenvolvimento da aviação regional no estado. O Aeroporto de Torres pode servir como uma alternativa para os terminais de Porto Alegre e Caxias do Sul, enquanto o de Canela promete melhorar a conectividade da Serra Gaúcha, uma das regiões mais visitadas do Brasil.
Com informações do Jornal do Comércio.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.