Quem disse que o Brasil só fica atrás quando se trata de infraestrutura? Pois bem, estamos aqui para provar o contrário! Recentemente, uma pesquisa realizada pela Cirium, uma empresa de estatística aeroportuária, mostrou que os aeroportos brasileiros estão no topo da lista da pontualidade no mundo. E não estamos falando só de um ou dois, mas vários aeroportos pelo país. Vamos conferir?
O Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, brilhou na categoria de aeroportos globais, aqueles que oferecem de 25 a 40 milhões de assentos e atendem pelo menos três regiões do mundo. Guarulhos ficou na sexta posição, com uma pontualidade de 84,80%.
Na categoria dos grandes aeroportos, que também têm entre 25 a 40 milhões de assentos, mas não necessariamente atendem a três regiões do mundo, o Aeroporto de Congonhas, também em São Paulo, se destacou, ficando em segundo lugar com uma pontualidade de 88,53%. Guarulhos apareceu novamente nesta categoria, mas na nona posição.
Os aeroportos médios, que oferecem entre 15 a 25 milhões de assentos, são um verdadeiro orgulho para o Brasil. O Aeroporto Internacional de Brasília liderou o ranking mundial com uma pontualidade de 93,40%. O Aeroporto Santos Dumont no Rio de Janeiro ficou em segundo lugar com 92,96%, e Viracopos em Campinas alcançou a sexta posição com 85,53%.
Entre os pequenos aeroportos, aqueles que oferecem entre 5 a 15 milhões de assentos, cinco terminais brasileiros estão entre os 20 mais pontuais do mundo. O Galeão no Rio de Janeiro ficou em oitavo lugar com 89,62%, seguido por Salvador com 89,56%, Curitiba com 89,33%, Fortaleza com 87,80% e Belo Horizonte com 87,51%.
Investimento em Conectividade
Para melhorar ainda mais a conectividade e incentivar o turismo, o Ministério do Turismo lançou o programa “Conheça o Brasil: Voando”. Em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos, a ABEAR e as principais companhias aéreas, este programa visa aumentar a oferta de voos e rotas, além de promover o “stopover” em cidades como São Paulo e Brasília.
Isso permite que os turistas visitem um local intermediário antes de seguir para o destino final com a mesma passagem. Outro programa interessante é o “Conheça o Brasil: Realiza”, que oferece condições de crédito diferenciadas para correntistas do Banco do Brasil adquirirem serviços turísticos.
E tem também o “Conheça o Brasil: Cívico”, incentivando estudantes, professores e pesquisadores a visitarem destinos históricos no Brasil, com um projeto-piloto em Brasília e cidades próximas.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.