Após se reunir com o presidente Luís Inácio Lula da Silva na tarde desta quarta-feira (14), o prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciou que o Aeroporto Santos Dumont ficará restrito a voos entre São Paulo (Congonhas) e Brasília. Os demais voos serão realocados para o Galeão.
O que eu pedi a ele [Lula] é aquilo que a gente vinha pedindo ao governo desde o início, pedimos muito no governo Bolsonaro e não foi atendido, e hoje o presidente decidiu que vai fazer. A partir daí a gente vai decidir data, mas o aeroporto Santos Dumont passará a ser tão somente para ponte aérea Rio – São Paulo/Congonhas e Rio – Brasília. E o Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro volta a receber os voos doméstico que sempre teve.
De acordo com Paes, as mudanças não serão imediatas, elas devem acontecer somente no início de 2024, porém devem ser efetivas. Ele ainda afirma que o check in para voos internacionais no Santos Dumont, onde o passageiro pega a bagagem apenas no destino final não será mais possível.
Não tem voo direito para Miami, Paris, Nova York, mas tem a possibilidade do sujeito fazer o check-in no Santos Dumont e só pegar as malas no seu destino final. Isso não vai mais ser possível. É aquilo que a gente vinha pedindo, que é uma medida rápida.
A motivação desta mudança é o desequilíbrio entre os dois aeroporto do Rio de Janeiro, que vem trazendo prejuízo. Enquanto o Santos Dumont opera com sua capacidade máxima, o Galeão vem diminuindo o número de passageiros a cada ano.
Em abril deste ano, o ministro Marcio França determinou que a operação do Santos Dumont não ultrapassasse 10 milhões de passageiros em 2023.
Hoje o Santos Dumont recebe praticamente todos os voos domésticos de passageiros que tem o Rio de Janeiro como destino final. Chegar na cidade maravilhosa por este aeroporto já começa ter seus benefícios ainda no ar, quando os passageiros tem uma vista incrível do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar. Além disso, quem chega por esse aeroporto está a uma curta distância das praias da Zona Sul, ótimo para quem se hospeda por ali.
O que acharam desta decisão?
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.