O Aeroporto Salgado Filho, localizado em Porto Alegre, realizou uma série de testes de segurança essenciais para a sua reabertura, programada para o dia 21 de outubro. Esses testes contam com o suporte de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), que estão avaliando a infraestrutura e a operacionalidade dos equipamentos aeroportuários.
Testes e Procedimentos de Segurança
Equipes do Grupo Especial de Inspeção de Voo da FAB realizaram manobras simulando pousos, decolagens e aproximações, verificando o funcionamento dos sistemas essenciais para garantir a segurança dos passageiros e dos profissionais que utilizam o terminal. De acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho,
“Este trabalho da FAB é fundamental para garantir a segurança dos profissionais e passageiros do transporte aéreo. O retorno das operações representa um marco significativo para a mobilidade e a economia do Rio Grande do Sul. Estamos monitorando de perto o progresso para assegurar que todas as etapas sejam cumpridas conforme o planejado”.
Inicialmente, o aeroporto estará operando com uma pista de 1.730 metros, destinada a voos domésticos. A previsão é que, a partir de 16 de dezembro, a pista principal de 3.200 metros esteja totalmente recuperada, permitindo também a retomada dos voos internacionais.
Inspeções Internas e Recuperação de Infraestrutura
Além dos testes de voo, a inspeção está sendo realizada em áreas internas do aeroporto, como nas esteiras de bagagens e nos sistemas de TI e energia, com a expectativa de concluir 100% da recuperação em breve. A Fraport, concessionária responsável pela gestão do aeroporto, já confirmou que 85% das obras de reparo estão completas.
Além disso, uma reunião da Comissão de Segurança Operacional da Fraport Brasil foi realizada para coordenar as etapas finais de retomada. No evento, foram abordados temas como segurança operacional e resposta a emergências. O evento contou com a participação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo de Canoas, que utilizou simuladores para treinar os controladores de voo de acordo com o novo cenário do aeroporto. Segundo o capitão aviador Carlos Emilião Pinto, a equipe está completamente capacitada para a retomada das operações.
Com a reabertura do Salgado Filho, o impacto no turismo e na economia do Rio Grande do Sul deve ser significativo. Estima-se que durante o período de fechamento, cerca de três milhões de passageiros deixaram de passar pelo terminal. Essa recuperação também deverá proporcionar um aumento na autoestima e otimismo da população local, conforme destacou o ministro.
Com informações do portal GZH.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.