O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, contará com mais três posições para aeronaves de grande porte a partir de março de 2025. A ampliação do pátio de aeronaves visa aumentar a capacidade do terminal, permitindo o estacionamento simultâneo de mais aeronaves de grande porte. A obra, já prevista pela Fraport Brasil, integra o plano de melhoria contínua da infraestrutura aeroportuária e não tem relação com a enchente ocorrida em maio de 2024.
Atualmente, o aeroporto possui duas posições para aeronaves de grande porte. Com a conclusão da obra, esse número subirá para cinco. As novas posições serão capazes de receber aeronaves, como o Boeing 767 e 777.
Além disso, essas posições podem ser compartilhadas com aeronaves de menor porte, como os modelos que costumam operar voos domésticos no Brasil, a exemplo do Boeing 737 e o Airbus A320.
O terminal conta com 10 pontes de embarque (ou fingers) adaptadas para aeronaves de grande porte, possibilitando o desembarque simultâneo em dois pontos da aeronave. As novas posições estão sendo construídas com concreto rígido, material projetado para suportar o peso das aeronaves maiores.
A obra será finalizada em março e não afetará as operações diárias do aeroporto, que segue com voos nacionais e internacionais normalmente. Ao todo, o Salgado Filho terá 24 posições para aviação comercial.
Perspectiva de Expansão e Novas Rotas Internacionais
Com a ampliação da capacidade para aeronaves de grande porte (widebody) e uma pista maior e revitalizada, o Aeroporto Salgado Filho fortalece sua intenção de se tornar um importante hub estratégico no sul do Brasil.
Após as enchentes de maio que atingiram a cidade e comprometeram a infraestrutura do aeroporto, observa-se um movimento de constante expansão e posicionamento. O Aeroporto Salgado Filho busca aprimorar seus espaços para a captação de novas rotas internacionais de longa distância.
Por enquanto, as rotas internacionais restringem-se aquelas existentes em outros momentos, com algumas rotas sazonais atendendo demandas específicas na América do Sul. No entanto, a intenção cada vez mais clara é que Porto Alegre conecte diretamente destinos na América do Norte, Europa e outros continentes. Recentemente, inclusive, surgiram notícias (não confirmadas) de uma possível rota ligando Porto Alegre a Itália.
O Rio Grande do Sul possui uma história e tradição muito forte por conta da colonização italiana que conectam o estado ao país. Independente, a expectativa é que a constante expansão contribua para o crescimento do turismo e dos negócios na região. Deste modo, o Aeroporto de Porto Alegre busca se consolidar como uma opção atrativa para companhias aéreas interessadas em ampliar sua malha internacional.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para maiores informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.