Como se diria no Sul: Mas que baita notícia, tchê! O Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, terá venda de passagens retomada a partir desta sexta-feira, 09 de agosto. O anúncio foi feito pelo Governo Federal, nesta última quinta-feira, por meio dos ministros Silvio Costa Filho (Ministro de Portos e Aeroportos) e Paulo Pimenta (Ministro da Reconstrução do Rio Grande do Sul). A partir disso, serão retomadas as vendas de passagens aéreas com saídas e chegadas para o aeroporto.
Dessa forma, a previsão é de que o aeroporto volte a receber voos comerciais a partir de 21 de outubro e tenha 100% de sua capacidade de operação retomada a partir de 16 de dezembro.
Na reabertura em outubro, a operação se dará de forma parcial, utilizando-se de 1.700 metros da pista de pousos e decolagens, atualmente em fase de recuperação. Assim, será possível a operação de 128 voos diários ou cerca de 900 voos semanais, conforme referido pelo ministro Silvio Costa Filho em seu anúncio.
Os voos, operados entre 8h e 22h, ainda não tem definições quanto à distribuição de slots (horários de chegada e partida) para as empresas aéreas. Este processo, conduzido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), distribuirá quantos voos cada companhia aérea poderá operar inicialmente.
Para o segundo estágio, em dezembro, é programado a reabertura total da pista, com 3.200 metros, possibilitando a retomada completa das operações de voos nacionais e internacionais.
Após uma avaliação conjunta entre o Governo Federal, a Fraport, concessionária responsável pelo aeroporto, e a autoridade do governo do Estado tomou-se a decisão de retomar as vendas de passagens aéreas. A expectativa é que essa medida traga benefícios significativos para a economia do estado, especialmente no setor de turismo e transporte aéreo.
Com informações da Secretaria de Comunicação Social, do Governo Federal e do portal Panrotas.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.