Aviação no Sul do Brasil em junho 2025 registra 2,1 milhões de passageiros, alta de 36,5% frente a 2024. Porto Alegre lidera e confirma retomada após enchentes.
Aeroporto de Porto Alegre lidera o movimento da aviação no Sul do Brasil em junho, com o Aeroporto Salgado Filho voltando a ser protagonista após um ano desafiador. Os números mostram uma recuperação vigorosa e sustentada na região. Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, os terminais do Sul somaram mais de 2,1 milhões de passageiros em junho. O volume representa alta de 36,5% frente a 2024.
Porto Alegre respondeu pela maior fatia do movimento no mês. Foram mais de 600 mil viajantes, o equivalente a 28,53% do total regional. O desempenho confirma o papel do aeroporto como porta de entrada do estado. Outros terminais também avançaram, com Curitiba aparecendo com 23,66% de participação, seguido por Florianópolis com 15,98%. Navegantes ficou com 8,39%, e Foz do Iguaçu somou 7,82% do fluxo de junho.
O salto ocorre após um período crítico marcado pelas enchentes de maio de 2024. Naquele momento, o Salgado Filho precisou suspender operações e reorganizar sua malha. Desde então, o planejamento de recuperação vem evoluindo com etapas técnicas e reaberturas graduais.
A leitura do governo reforça o impacto econômico do transporte aéreo.
“O avanço expressivo da aviação na Região Sul, especialmente com a plena retomada do Salgado Filho, demonstra o papel fundamental do setor ao conectar pessoas, impulsionar o turismo local e gerar emprego e renda para a região”, afirmou o ministro Silvio Costa Filho.
A ala técnica da aviação civil também credita o avanço aos investimentos recentes.
“Os investimentos feitos pelo Governo Federal na região se refletem nos recentes números positivos da movimentação de passageiros”, disse Júlia Lopes, diretora de Planejamento e Fomento da SAC.
Ela citou entregas em Foz do Iguaçu, Londrina, Bagé, Pelotas, Paranavaí e Joinville. Os números de aeroportos regionais ajudam a contar a história. Londrina registrou 56,9 mil passageiros no mês. Joinville somou 43,4 mil, enquanto Pelotas alcançou 8,4 mil embarques e desembarques. Cada terminal adicionou um tijolo na composição do tráfego no Sul como um todo.
Com informações do Ministério do Turismo
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





