O Aeroporto de Parintins (AM) recebeu a liberação para operar pousos e decolagens de aeronaves a jato. A decisão foi anunciada pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), após a conclusão de medidas emergenciais de recuperação da infraestrutura do local.
A medida cautelar que proibia a operação de jatos havia sido imposta em dezembro de 2024. Na época, inspecções constataram problemas na pista de pouso e decolagem, incluindo trincas, desagregações e presença de materiais soltos. Concluiu-se que as condições representavam riscos elevados para a segurança operacional. Além disso, havia ainda irregularidades no pátio de aeronaves e a presença de um lixão no sítio aeroportuário.
Após a realização de obras corretivas, como a recuperação superficial do pavimento, o tratamento do aterro de resíduos sólidos, a coleta de lixo nas imediações do aeroporto e a revitalização das sinalizações, a ANAC suspendeu a restrição.
A retomada das operações de jatos está condicionada ao cumprimento de requisitos de segurança. Isso inclui o monitoramento contínuo das condições da pista e o gerenciamento conjunto de riscos.
Gerenciamento de Risco e Compromissos Futuros
Embora a operação com jatos esteja autorizada, o operador do aeroporto de Parintins deverá atender a outras exigências para garantir a manutenção da segurança aérea. Até 31 de maio de 2025, será necessário apresentar o Gerenciamento de Risco Conjunto, conforme o Regulamento Brasileiro da Aviação Civil (RBAC) nº 139.
O documento deve conter a identificação de potenciais perigos, análises de risco, medidas mitigadoras e a celebração de acordos operacionais entre as companhias aéreas e o aeroporto antes do início das operações comerciais. Além disso, o Plano de Gerenciamento de Segurança Operacional (PGSO) deve ser protocolado junto à ANAC.
A Prefeitura de Parintins e a agência reguladora também mantêm diálogo para garantir o acompanhamento periódico da situação e a execução de novas melhorias no aeroporto, assegurando a conformidade com as normas vigentes.
Preparação e Voos Extras para o Festival de Parintins
A liberação para a operação de jatos no Aeroporto de Parintins chega em um momento estratégico, especialmente com a aproximação do 58º Festival Folclórico de Parintins, um dos maiores eventos culturais da Amazônia e do Brasil.
Para atender a alta demanda de passageiros durante o festival, a Azul Linhas Aéreas anunciou a operação de 196 voos extras entre os dias 25 de junho e 1º de julho de 2025. Serão, em média, 28 operações por dia, totalizando cerca de 13 mil assentos adicionais disponíveis no Aeroporto Júlio Belém, em Parintins.
Em comparação ao ano anterior, houve um crescimento de 28% no número de decolagens durante o período do festival. Os números representam praticamente um voo por hora em cada sentido. Os voos atenderão à intensa movimentação esperada para os três dias do festival. O festival contará com apresentações nos dias 27, 28 e 29 de junho, quando os bois Caprichoso e Garantido se enfrentam no famoso Bumbódromo.
Além da malha regular reforçada, a Azul Viagens, operadora de turismo do grupo, disponibilizará pacotes especiais para o festival. Além disso, haverá incremento de voos para Manaus a partir de Belém, Recife, Viracopos e Confins.
“Para a Azul, é muito importante apoiar mais uma vez uma das maiores manifestações culturais do Brasil e que, ao mesmo tempo, reflete a regionalidade tão presente no DNA da Companhia”, destacou Vitor Silva, gerente geral de Malha, Planejamento Estratégico e Alianças da Azul.
Segundo Vitor Silva, operar voos para Parintins, uma localidade que tradicionalmente só era acessível após longas viagens de barco, representa também um fortalecimento da conectividade e do desenvolvimento econômico da região.
Vale lembrar que a Azul é a companhia aérea oficial do Festival Folclórico de Parintins. A realização é promovida pelo Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SEC), e dos ministérios da Cultura e do Turismo.
Com a infraestrutura aeroportuária reforçada e o aumento da oferta de voos, a expectativa é que o evento deste ano tenha uma movimentação ainda mais expressiva. Cada vez mais busca-se consolidar o Festival de Parintins como um importante destino turístico e cultural do Brasil.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.