Os governos federal e estadual estão focados no Aeroporto Salgado Filho, que teve suas operações interrompidas no início de maio devido a inundações causadas pelo Guaíba. Desde então, esforços contínuos têm sido feitos para recuperar as instalações e restabelecer a normalidade das atividades.
Em 3 de junho, um mês após a suspensão das operações, começou a limpeza do Terminal de Passageiros, acessos viários, pista de pouso e decolagem, e taxiways. A Fraport, que administra o aeroporto, planeja finalizar a limpeza geral do terminal até 16 de junho. Esse processo inclui áreas públicas, como o piso 1, salas de desembarque doméstico e internacional, sala de embarque remota, corredor de serviço e docas.
Após a limpeza das áreas públicas, a Fraport focará nas áreas técnicas, incluindo o setor de manuseio de bagagens e o data center. Equipamentos danificados pela água precisam ser removidos, desmontados, limpos e testados antes de serem religados para evitar maiores danos. A pista de pouso e as taxiways K e L já foram completamente limpas, assim como as vias de acesso ao terminal. No entanto, ainda há áreas que precisam ser limpas, como outras taxiways e os pátios 1, 2, 3 e 4.
A energia elétrica no aeroporto ainda não foi restabelecida. As subestações de energia, que distribuem eletricidade no local, precisarão ser reconstruídas. Atualmente, o Terminal de Passageiros está operando com geradores.
No início de junho, foram iniciadas extrações de amostras de solo e asfalto da pista. Novas amostras serão enviadas para análise em um segundo laboratório nesta semana. Segundo Cássio Gonçalves, diretor de Infraestrutura e Manutenção da Fraport Brasil, a empresa pretende trabalhar com três ou quatro laboratórios simultaneamente para acelerar os testes.
Ensaios não destrutivos, como o escaneamento da pista com laser e o Heavy Weight Deflectometer (HWD), serão realizados para avaliar a condição estrutural da pista. Os resultados desses testes são esperados para julho, quando será possível determinar os impactos sofridos e planejar os próximos passos.
A Fraport reforçou que as operações do aeroporto estão suspensas por tempo indeterminado e só poderá fornecer uma previsão de reabertura após a conclusão dos diagnósticos, essenciais para garantir um retorno seguro para todos.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.