Dois atolamentos em apenas uma semana no Aeroporto de Fernando de Noronha acenderam o alerta e podem provocar mudanças na malha aérea da ilha. A Dix Aeroportos, concessionária que administra o aeroporto, solicitou às companhias aéreas alterações nos horários dos voos para evitar o uso simultâneo do pátio, considerado instável após os incidentes. A medida busca garantir segurança nas operações.
Atolamentos e Suspensão Temporária de Operações
O primeiro caso ocorreu em 22 de junho, quando uma aeronave da Azul afundou parcialmente ao manobrar no pátio. No último domingo (29), foi a vez de um avião da GOL enfrentar o mesmo problema após o asfalto da área de taxiamento ceder. Em ambas as situações, as operações precisaram ser suspensas temporariamente.
Em resposta, a Dix Aeroportos formalizou um pedido para que Azul, GOL e LATAM ajustem seus horários de pouso e decolagem no Aeroporto de Fernando de Noronha.
“O pedido foi feito às três companhias para evitar a presença simultânea de voos no pátio. A medida é necessária para garantir a segurança”, declarou Samuel Prado, diretor da Dix, em entrevista ao G1.
Obra Emergencial e Entraves Logísticos
Após os dois episódios, a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco (Semobi) realizou uma obra emergencial de reforço na pista. No entanto, a intervenção definitiva só deve começar no dia 15 de julho. A Semobi informou que os insumos necessários estavam no navio Harmonia, que naufragou há duas semanas, e o governo busca agora uma solução para transportar novo material à ilha.
Fiscalização da ANAC e Cobrança do Governo Federal
Técnicos da ANAC estiveram em Fernando de Noronha na semana passada para uma vistoria no aeroporto. O relatório da inspeção ainda está em fase de conclusão. Enquanto isso, em nota conjunta, o Ministério de Portos e Aeroportos e a ANAC cobraram ações imediatas do governo estadual.
“Os incidentes colocam em risco a segurança aeroportuária e suscitam dúvidas quanto à funcionalidade da pista de taxiamento”, destacaram.
Para Saber Mais
Para ler outras notícias que publicamos recentemente no Pontos pra Voar, clique aqui.
Que tal nos acompanhar no Instagram para não perder nossas lives e também nos seguir em nosso canal no Telegram?
O Pontos pra Voar pode eventualmente receber comissões em compras realizadas através de alguns dos links e banners dispostos em nosso site, sem que isso tenha qualquer impacto no preço final do produto ou serviço por você adquirido.
Quando publicamos artigos patrocinados, estes são claramente identificados ao longo do texto. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.
Não usamos inteligência artificial na geração de conteúdo do Pontos pra Voar. Os conteúdos são autorais e produzidos pelos nossos editores.





